Subprefeitura

Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2012 | Horário: 09:26
Compartilhe:

Prefeito vistoria obras na região da Nova Luz

O prefeito de São Paulo visitou as obras de demolição dos prédios sujeitos a desabamento na região da Nova Luz, no centro da cidade. Nestes terrenos serão erguidas, a partir de amanhã, tendas das secretarias do Trabalho e de Assistência Social, para atendimento à população em situação de risco e vulnerabilidade social.

 

O prefeito de São Paulo visitou neste domingo (22) as obras de demolição dos prédios sujeitos a desabamento na região da Nova Luz, no centro da cidade. E anunciou que naqueles terrenos serão erguidas, a partir de amanhã, tendas das secretarias do Trabalho e de Assistência Social, para atendimento à população em situação de risco e vulnerabilidade social.

 

 

 

“Esses imóveis estavam sujeitos a desabamento, ofereciam risco tanto para as pessoas que passam pelas calçadas, como para pessoas que eventualmente poderiam voltar a invadi-los”, advertiu o prefeito. “No entanto, esta é uma área bastante nobre da cidade, e agora a Prefeitura vai instalar aqui, nos próximos dias, alguns equipamentos de atendimento social. Teremos uma tenda para utilização da Secretaria de Assistência Social, que vai permitir que as pessoas possam ter uma orientação, se habituem a tomar banho, a ter horários para que possam ser encaminhadas a albergues, assim como aqueles dependentes químicos, pois essa pode ser a porta de entrada para que eles recebam um tratamento.No outro terreno, será instalado um Centro de Atendimento ao Trabalho (CAT), onde em um primeiro momento vamos oferecer cursos de Zelador de Bairros. E por fim, em uma outra área menor na rua, nós também teremos mais um EcoPonto”, concluiu o prefeito.

 

Serão instaladas, ao todo, quatro tendas, sendo três da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, e uma da Assistência Social. Numa delas, a Secretaria do Trabalho montará um pequeno auditório onde serão proferidas palestras de preparação de Zeladores de Bairro, uma inovação da Prefeitura no atendimento a moradores de rua e desempregados em geral. Essa iniciativa tem o nome de Projeto Operação Trabalho (POT). Trata-se de pré-selecionar em princípio 150 pessoas, que receberão cursos preparatórios para o exercício de sua função, que consistirá em percorrer as ruas dos bairros, ouvir a população e verificar todas as demandas que exijam soluções da Prefeitura, como buracos nas ruas ou nas calçadas, lixo acumulado, árvores que necessitem de poda, lâmpadas queimadas e outras. Em seguida, esses zeladores informarão as subprefeituras, que enviarão equipes para solucionar os problemas.

 

 

 

Os interessados, ao longo do curso, já começam a trabalhar, ganhando para isso cerca de 500 reais por mês. Depois de seis horas de curso/trabalho, passam a receber 652 reais mensais. O projeto piloto do POT começa a ser implantado exatamente no bairro da Luz, onde se concentra grande número de moradores de rua e desempregados, e deverá ter início nos próximos dias. As tendas serão montadas amanhã (segunda, dia 23).

 

As outras duas tendas da Secretaria do Trabalho abrigarão duas vans, conhecidas como CATs Móveis, iguais aquelas que já existem em diversos pontos da cidade. Nelas, a população poderá tirar carteira de trabalho, dar entrada ao pedido de auxílio desemprego, inscrever-se em listas de busca de emprego e matricular-se em diversos cursos de capacitação profissional.

 

A tenda da Assistência Social, que será erguida também nesta semana, conterá um espaço de convivência para a população em situação de risco e em vulnerabilidade social da região. Lá, assistentes e educadores sociais darão orientação e encaminhamento às pessoas necessitadas para os diversos serviços da Prefeitura, como os Centros de Acolhida, de tratamento médico, capacitação profissional e obtenção de documentação.

 

Os usuários também poderão participar de atividades lúdicas, assistir televisão e participar de oficinas ministradas pelos educadores. O espaço, que mede 10 x 20m,contará com banheiros de alvenaria com chuveiros, tanques de lavar roupas, e local para secá-las.

 

 

collections
Galeria de imagens