Subprefeitura

Quarta-feira, 3 de Outubro de 2007 | Horário: 16:23
Compartilhe:

Passagem literária tem exposição de aquarelas e homenagem a professores em outubro

A passagem literária da Consolação traz várias opções culturais para o mês de outubro, com exposições de aquarela e de litogravuras.

A mostra Aquarelas na Passagem II retrata cenas do cotidiano de um casal, paisagens brasileiras e portuguesas e o universo das libélulas. Já a exposição Redação à vista de uma gravura é uma homenagem ao mês do professor e das crianças.

A mostra Aquarelas na Passagem II, que conta com trabalhos dos aquarelistas Iole Di Natale, Sílvia Raso e São Pedro, é organizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil e pela Associação Via Libris de livreiros, e tem apoio da Subprefeitura da Sé. Na série Intimidades Maduras, Iole Di Natale apresenta o cotidiano de um casal maduro. Iole é professora emérita da Faculdade de Artes Santa Marcelina (FASM), em São Paulo, e diretora do núcleo dos Aquarelistas desta faculdade. Libélulas de variadas cores e tamanhos são retratadas por Sivia Raso em Asas da Imaginação. Durante a I Bienal da Aquarela Brasileira em Portugal, realizada na Galeria Municipal de Artes de Abrantes, em 2006, Sílvia recebeu o prêmio Câmara Municipal de Abrantes, concedido por uma comissão de críticos. As paisagens brasileiras e portuguesas presentes na Passagem Literária foram produzidas pelo artista São Pedro.

Litogravuras relembram antigo método de ensino brasileiro

Em cores vivas, as 15 litogravuras da exposição Redação à vista de uma gravura prometem reviver um antigo método de aprendizado da linguagem no Brasil. "Em uma de minhas andanças pela cidade, encontrei um exemplar de um rolo de litogravuras que era usado por minhas professoras do primário para estimular os alunos a escreverem redações", conta o curador da mostra, Dario Bueno. Dario foi uma das crianças que na 2ª série primária, em 1954, produziu uma redação a partir da observação de uma imagem do rolo de litogravuras.

Passagem Literária

Com o objetivo de transformar um antigo corredor subterrâneo em espaço cultural, a Subprefeitura da Sé idealizou a Passagem Literária da Consolação. O local, que antes estava depredado, foi reformado em 2005. A passagem foi entregue ao público em novembro do mesmo ano e desde então abriga programação cultural variada e bancas que vendem livros usados. A Associação Via Libris, de livreiros, cuida da manutenção do local e mantém as bancas de livros.

Serviço

Aquarelas na Passagem II - exposição

Exposição de aquarelas que abordam cenas do cotidiano de um casal maduro, libélulas e cidades brasileiras e portuguesas.

Data: 1º de outubro a 1º de novembro

Redação à vista de uma gravura - exposição

Mostra reúne 15 litogravuras da década de 50 utilizadas como apoio para o ensino da linguagem e da redação durante as séries primárias.

Data: 1º a 30 de outubro

Passagem Literária da Consolação

Local: Passagem Literária da Consolação. Rua da Consolação, esquina com a Av. Paulista.

Horário: das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 22h.

Grátis

 

collections
Galeria de imagens