Subprefeitura Sé
Gincana Cultural leva estudantes a equipamentos culturais da Luz neste sábado
Eles participam da Gincana Cultural, promovida pelo projeto O Centro é uma sala de aula e pelos alunos do curso de Especialização de Gestão de Projetos da Fundação Vanzolini, onde farão uma espécie de rally pelos equipamentos culturais, a partir das 9 horas, deste sábado (24).
Cerca de 40 jovens, de 7ª e 8ª séries, serão dividos em 10 equipes, que, com apoio de bússolas e calculadoras, sairão do Liceu de Artes e Ofícios, passando pelo Museu de Arte Sacra, Pinacoteca e Parque da Luz. Ao final do evento, levando em conta o tempo de execução das atividades, a equipe vencedora recebe troféu, medalha, ingressos para o Playcenter e todos os participantes serão levados ao Espaço Unibanco para uma sessão de cinema.
A idéia da atividade é levar o aluno para fora do ambiente da escola, mostrando através do reconhecimento dos equipamentos culturais próximos à escola que o trabalho em equipe, distribuição de tarefas e atitudes individuais são importantes para o desenvolvimento pessoal, social e cultural. Durante o percurso da gincana, os alunos são levados a trabalhar conceitos de matemática, geografia, português e educação física, além de terem que criar estratégias e desenvolver liderança.
"Além de colocarem em prática tudo aquilo que aprenderam durante o ano, estes jovens aproveitam para conhecer um pouco mais a região. Assim, temos lazer e diversão dentro de uma competição educativa", explica a coordenadora do projeto, Olga Arruda.
A gincana é uma parceria da Subprefeitura da Sé e da Fundação Vanzolini e conta com o apoio do Unibanco, da Playcorp e de estudantes de letra da Uniemp.
Sobre o projeto
Implantado no início de 2005, O Centro é ser uma sala de aula - uma iniciativa da Subprefeitura da Sé e da Secretaria Municipal de Educação e também tem como parceiros a ONG Cidade Escola Aprendiz, a Comgás e a Casa Redonda Produções - surgiu da necessidade de desenvolver atividades pós-aula que fizessem com que os estudantes aprendessem e tomassem conhecimento de tudo o que o entorno da sua região pudesse oferecer.
Nestes três anos, o projeto contou com a participação de 10 mil alunos das 18 escolas municipais da região, que visitaram espaços culturais do Centro, como a Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Sacra, prédio do Banespa, Edifício Martinelli, Centro Cultural São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade, Cemitério da Consolação, Theatro Municipal, entre outros. Neste período foram realizados 1.050 roteiros com os estudantes e professores da região central, num total de 75 mil atividades educativas realizadas.
Além dos roteiros, o projeto também ofereceu aos jovens a possibilidade de uma grande programação cultural, como a parceria com o Cine Olido e Unibanco Arteplex, na qual mais de 7 mil ingressos foram distribuídos gratuitamente entre estudantes e jovens carentes do Centro. Outro parceiro, o Circo Zanni reservou, durante seis meses de 2006, 80 vagas gratuitas por semana para que para alunos, pais e professores assistissem ao seu espetáculo. Até na apresentação Saltimbancos do Cirque Du Soleil, 2,5 mil alunos de toda a cidade puderam conhecer as artes circenses.
Para o sucesso da implantação, a participação dos educadores foi fundamental. Cerca de 180 professores receberam capacitação de 90 horas para se tornarem educadores comunitários, especializados em fazer da cidade um local de aprendizado. Outros 220 foram beneficiados com atividades complementares do projeto
Serviço:
Gincana Cultural 2007 - O Centro é uma sala de aula
Data: Sábado, 24 de novembro de 2007
Horário: A partir das 9 horas
Local: Saída do Liceu de Artes e Ofícios - Rua da Cantareira, 1.351 - Centro
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk