Subprefeitura

Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2008 | Horário: 16:55
Compartilhe:

Experiência educacional da Subprefeitura da Sé será apresentada para profissionais de 30 países

Conceito de bairro educativo aplicado no Centro de São Paulo ganha destaque em conferência internacional

A convite da Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades, a coordenadora de Projetos Educacionais da Subprefeitura da Sé, Olga Arruda, preside, neste sábado (16), uma das mesas redondas do evento, expondo os trabalhos realizados no Centro de São Paulo. Há 3 anos a Subprefeitura desenvolve e coordena projetos educativos para crianças e jovens, com o objetivo de em aproximá-los dos espaços públicos da sua região, dentro do programa O Centro é uma sala de aula.

O encontro que acontece em Porto Alegre, de 13 a 16 de fevereiro, tem como tema a Inovação Democrática e Transformação Social para Cidades Inclusivas no Século 21. No encerramento, Olga irá expor as práticas para consolidação de parcerias e a aplicação do conceito de integração bairro-escola na revitalização da região. “Será uma oportunidade para enriquecer o modelo implantado no Centro com as experiências de outros países e transmitir os resultados dos trabalhos de integração entre a teoria e prática”, diz a coordenadora. Durante toda a conferência deverão estar presentes cerca de 500 pessoas vindas dos 30 países inscritos.

Implantado no início de 2005, O Centro é uma sala de aula é uma iniciativa da Subprefeitura da Sé e da Secretaria Municipal de Educação e tem como principais parceiros a ONG Cidade Escola Aprendiz, Comgás, Banco Santander e a Casa Redonda Produções. O programa surgiu da necessidade de desenvolver atividades de integração entre a grade curricular e o cotidiano para formação da cidadania. Os projetos desenvolvidos têm como um dos objetivos fazer com que os estudantes tomem conhecimento de tudo o que o entorno da sua região pudesse oferecer.

Em roteiros como os do Redescobrindo o Centro e Redescobrindo a Paulista, parques, museus, praças, igrejas, centros culturais, são utilizados como espaços de aprendizagem. Em 2007, 18 escolas da região central estiveram envolvidas, atingindo 10 mil alunos e 220 professores. Para a ampliação do raio de alcance, a rede formada com mais de 80 parceiros da comunidade foi fundamental na capacitação de educadores comunitários, especializados em fazer da cidade um local de aprendizado.

 

Serviço:
Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades
Data: 13 a 16 de fevereiro
Local: Centro de eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Endereço: Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 41 - Partenon - Porto Alegre/RS
 

collections
Galeria de imagens