Subprefeitura

Segunda-feira, 9 de Abril de 2012 | Horário: 16:54
Compartilhe:

CCSP recebe exposição em homenagem a Elis Regina

Após 30 anos da morte de Elis Regina, Centro Cultural abre mostra com fotos e objetos pessoais da cantora

                        

 

Em homenagem a Elis Regina, que faleceu há 30 anos, o Centro Cultural de São Paulo recebe, neste sábado (14), a exposição Viva Elis, que traz um grande acervo sobre a cantora.

Com mais de 200 fotos da carreira, a mostra ainda traz entrevistas, ingressos, posteres de shows, vídeos de apresentações ao vivo, especiais de televisão, objetos pessoais, revistas e jornais da época.

Outra atração é um documentário com amigos e parceiros de Elis, e uma sala onde é possível ouvir só a voz da cantora, sem algum acompanhamento musical.

Na noite de estréia da exposição, o grupo Zimbo Trio e a cantora Fabiana Cozza farão um show em homenagem a Elis, apresentando seus grandes sucessos que marcaram a história da MPB. 
 

Sobre Elis

Elis Regina Carvalho Costa nasceu em Porto Alegre no dia 17 de março de 1945, e começou a carreira como cantora aos 11 anos na Rádio Farroupilha, se apresentando no programa O Clube do Guri, para crianças.

Elis gravou seu primeiro LP, chamado Viva A Brotolândia, no Rio de Janeiro, no início da década de 60, porém foi em São Paulo que ganhou reconhecimento do grande público. Aqui, ao lado de Jair Rodrigues, a Pimentinha, como era chamada apresentava O Fino da Bossa, na TV Record. Mais tarde, o programa lhe originaria três discos de sucesso, com destaque para Dois na Bossa, o primeiro disco brasileiro a vender 1 milhão de cópias, fazendo dela a principal cantora do show business.

Durante sua carreira, deu voz a algumas das músicas marcantes da MPB, dente elas Madalena, O Bêbado e a Equilibrista e Como Nossos Pais, e teve como parceiros musicais Chico Buarque, Jair Rodrigues, Ivan Lins e Rita Lee, entre muitos outros.

Casou-se duas vezes. A primeira com Ronaldo Bôscoli, com quem teve João Marcelo Bôscoli, um dos sócios da gravadora Trama. Já o seu segundo casamento foi com César Camargo Mariano, com quem teve Maria Rita e Pedro Mariano, que seguiram os passos da mãe.

Em 1982, Elis morreu aos 36 anos, devido a altas doses de cocaína e bebidas alcoolicas, fato que na época chocou o país.

 

Serviço:

Viva Elis
Data: 14 de abril a 20 de maio
Horário: de terça a sexta, das 10 às 20 horas, e de sábado e domingos das 10 às 18
Local: CCSP (Centro Cultural de São Paulo)
Endereço: rua Vergueiro, 1000 – Liberdade
Preço: Entrada Gratuita
 

Show em Tributo a Elis Regina - com grupo Zimbo Trio e Fabiana Cozza
Data: 14 de abril
Horário: às 20 horas
Local: CCSP (Centro Cultural de São Paulo)
Endereço: rua Vergueiro, 1000 – Liberdade
Preço: Entrada Gratuita
 

collections
Galeria de imagens