Subprefeitura Sé
Bairro da Liberdade será revitalizado no ano do Centenário da Imigração Japonesa
Para tornar a renovação uma realidade, a Prefeitura, por meio da Subprefeitura da Sé, assina, nesta terça-feira, 29 de abril de 2008, um termo de cooperação com o Instituto Paulo Kobayashi.
O projeto arquitetônico e urbanístico para a reconfiguração da Liberdade irá abranger o espaço público, as fachadas das edificações, o mobiliário urbano e os equipamentos públicos. "O bairro da Liberdade, com toda sua história, já é um patrimônio da cidade. Uma região que mantém vivas as tradições de seu povo ao longo dos anos merece este grandioso projeto de revitalização", afirma Andrea Matarazzo, secretário das Subprefeituras. Desenvolvido pelo arquiteto Márcio Lupion, o projeto vai adequar a Liberdade aos moldes da arquitetura oriental. O termo de cooperação estipula prazo máximo de implantação em 36 meses a partir de sua assinatura.
Os trabalhos devem começar pela Praça da Liberdade, cujo piso atual será substituído pela placa de concreto antiderrapante. O posto policial também receberá intervenções e terá arquitetura inspirada no oriente. A primeira fase prevê ainda o restauro e redesenho de fachadas dos estabelecimentos comerciais. Basicamente, cabe ao Instituo Paulo Kobayashi captar todos os recursos para a execução do projeto, além de ser responsável pela adesão dos proprietários dos imóveis da região. A Secretaria das Subprefeituras e Subprefeitura da Sé ficam incumbidas pela análise e aprovação dos projetos, fiscalização do andamento das obras e obtenção da aprovação junto a outros órgãos do poder público, quando necessário.
Quatro viadutos terão homenagens às comunidades orientais presentes no bairro: Cidade de Osaka e Mie Ken, que lembrarão a comunidade japonesa; Guilherme Almeida, com deferência à comunidade coreana; e o Shuhei Uetsuka, com homenagens aos chineses. Além disso, o Mie Ken e o Shuhei Uetsuka ganharão um novo torii cada – tipo de portal -, enquanto o do Cidade de Osaka será reformado.
As praças, jardins, ruas e calçadas do bairro também receberão intervenções. Ao longo do caminho serão plantadas quatro mil árvores tradicionais do oriente. Além disso, na praça Almeida Junior será esculpida a estátua de Buda, com seis metros de altura, sobre fonte de flores de Lótus.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk