Subprefeitura

Sexta-feira, 28 de Dezembro de 2012 | Horário: 16:00
Compartilhe:

Chácara Lane é reaberta ao público

Local promoverá mostras e atividades educacionais

Localizada na rua da Consolação, a Chácara Lane reabre ao público e inaugura o Gabinete do Desenho, uma nova instituição cultural que integra o Museu da Cidade de São Paulo. Direcionado à exibição de recortes da Coleção de Arte da Cidade, o novo equipamento museológico é dirigido por Vera Toledo Piza, e promove mostras temporárias e de longa duração, além de atividades educacionais relacionadas à sua programação.

Para inaugurar o espaço, o Gabinete do Desenho recebe duas mostras: Da Seção de Arte ao Prêmio Aquisição: a gênese do Gabinete do Desenho e desenho esquema esboço bosquejo projeto debuxo ou o desenho como forma de pensamento

Localizada no térreo, Da Seção de Arte ao Prêmio Aquisição: a gênese do Gabinete do Desenho traz obras realizadas sobre papel pertencentes ao acervo da Coleção de Arte da Cidade. Além de discutir os diversos aspectos do desenho e das obras expostas, a exposição também pretende ressaltar a inédita formação do primeiro acervo público de arte moderna no Brasil, realizado por Sergio Milliet e o seu percurso até a contemporaneidade. Participam do coletivo os seguintes artistas: Tarsila do Amaral, Di Calvacanti, Antônio Bandeira, Pedro Américo, Pierre-Auguste Renoir, entre outros.

Desenho esquema esboço bosquejo projeto debuxo ou o desenho como forma de pensamento, que acontece no andar superior, traz obras pertencentes a outras instituições, artistas, galerias e coleções. O objetivo é mostrar o desenho além do território das artes visuais, como fim em si mesmo ou como processo de criação de outras expressões, exibindo suas diversas naturezas e finalidades. A exposição abriga obras de Arnaldo Antunes, Carla Caffé, Glauber Rocha, Irmãos Campana,e entre outros.

Coleção Arte da Cidade

Com outro nome, a Coleção Arte da Cidade foi criada em 1945 na Seção de Arte da biblioteca Mário de Andrade, na gestão de Sergio Milliet, um dos principais articuladores do Modernismo no Brasil.

Para a criação do arquivo, Milliet adquiriu uma expressiva coleção de arte em papel: desenhos, aquarelas e gravuras em técnicas variadas, de artistas nacionais e estrangeiros. A coleção, que atualmente encontra-se abrigada no Centro Cultural São Paulo, conta com cerca de 2.800 obras, além de seis coleções de Arte postal, com 3.500 peças no total.

 

Serviço:

Gabinete do Desenho
Data: até 23 de abril (terça-feira) - Da Seção de Arte ao Prêmio Aquisição: a gênese do Gabinete do Desenho
até 24 de novembro (domingo) - desenho esquema esboço bosquejo projeto debuxo ou o desenho como forma de pensamento
Horário: de terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas
Endereço: rua da Consolação, 1024 – Consolação
Entrada gratuita

collections
Galeria de imagens