Subprefeitura

Quinta-feira, 6 de Junho de 2013 | Horário: 17:27
Compartilhe:

Mães da Sé buscam filhos desaparecidos

O movimento atua em todo território nacional e mais de 2.657 casos já foram solucionados

A cada 15 dias elas se encontram, em manifestação silenciosa, nas escadarias da catedral da Sé, Centro de São Paulo, com cartazes e fotos, num movimento de busca dos seus filhos desaparecidos. É o movimento Mães da Sé: A ABCD - A Associação Brasileira de Busca e Defesa a Crianças Desaparecidas - uma entidade sem fins lucrativos que surgiu em 1996 e, com parceria da prefeitura, presta apoio a familiares, amigos e autoridades públicas na busca por pessoas desaparecidas. A entidade já localizou desaparecidos em todo o país. Os casos envolviam tráfico de seres humanos, prostituição e exploração sexual.

De acordo com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, as Mães da Sé também possuem um convênio com a prefeitura via Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD), desde setembro no ano passado, para auxiliar nas atividades de atendimento psicológico às mães e famílias de desaparecidos e às crianças encontradas; encaminhamento psiquiátrico, assessoria jurídica, assistência social às famílias de desaparecidos e divulgação de informações.

Segundo dados da ABCD/ Mães da Sé, mais de 5.000 casos de pessoas desaparecidas já foram cadastrados no país. Esse cadastro pode ser consultado através do site da associação que também oferece informações de pessoas que foram localizadas.

Visando a Copa das Confederações deste ano e a Copa do Mundo de 2014, a associação está produzindo cartilhas educativas preventivas para todo o país, além de promover palestras e debates em escolas públicas e particulares, comunidades de bairro, universidades, igrejas e empresas, entre outros.

O que fazer

Dados da Delegacia de Pessoas Desaparecidas do Estado de São Paulo informam uma média de 60 casos de desaparecimentos registrados diariamente na capital. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana aconselha adotar as seguintes medidas em caso de desaparecimento:

Certificar-se de que a pessoa foi procurada no seu local de trabalho, casa de amigos, hospitais, IML (Instituto Médico Legal).

Informar a Delegacia de Polícia ou a Delegacia de Pessoas Desaparecidas (fone: 11 – 3311-3544) que trabalha exclusivamente nesta missão.

Verificar a lista dos desaparecidos registrados na Policia Civil, Mães da Sé, Divulgando Desaparecidos, Procurados e CNPD - Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas.

 

 Iniciativa de peso

 Aprovada na semana passada, a Coordenação de Políticas para Crianças e Adolescentes será mais um apoio para a proteção dos direitos da criança e do adolescente. A nova coordenação faz parte da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e cidade, criada neste ano.
 

collections
Galeria de imagens