Subprefeitura Sé
Praça Julio Mesquita é reinaugurada com a participação de moradores
Fotos: Eduado Ogata
Após a entrega da Fonte Monumental, popularmente conhecida como “fonte das lagostas”, restaurada, iluminada e protegida, a Subprefeitura Sé devolve aos paulistanos a Praça Julio de Mesquita, localizada no triangulo viário formado pela avenida São João, alameda Barão de Limeira e rua Vitória, totalmente restaurada.
A praça foi fundada em meados do século XX com o nome de Praça Vitória. Em 1927, ela recebeu a fonte Monumental, primeira escultura de rua esculpida por uma mulher na cidade São Paulo. A obra era de Nicolina Vaz. Depois teve seu nome mudado para Praça Julio de Mesquita, em homenagem ao Doutor Julio César Ferreira de Mesquita, que foi o fundador do jornal A Província de São Paulo, hoje O Estado de São Paulo.
O praça já havia passado por reformas em anos anteriores, mas continuava a ser alvo de vandalismo. Desde maio desse ano, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) faz a segurança permanente para que não ocorram depredações. Agentes da INOVA cuidam da limpeza do local.
O trabalho de revitalização começou em agosto de 2012 e a primeira etapa era o reparo da fonte Monumental. Agora, a praça ganhou um tapete verde, com o plantio de 700m² de grama e mudas, para dar uniformidade e acabamento ao local. O trabalho foi feito em conjunto com o poder público e a Ação Local Julio de Mesquita.
Segundo Erni Coutinho, um dos organizadores do Ação Local, o objetivo agora é firmar um Termo de Cooperação para a manutenção da praça por meio de uma parceria entre o poder público e privado.
A “nova” Praça Julio Mesquita melhorou a auto estima dos moradores que voltaram a freqüentá-la. Revitalizada e pronta para receber visitantes, a charmosa praça que foi palco de eventos, encontro de idosos, lazer de crianças e até inspirou Adoniran Barbosa e Tasso Rangel na canção “Roubaram a lagosta”, está de volta aos paulistanos.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk