Subprefeitura Sé
Festas, música e culinária representam a Bela Vista
O bairro conhecido por receber italianos, possui traços dessa cultura nas ruas

Composto pelos bairros do Morro dos Imigrantes e Bexiga, esta última área é a mais conhecida e surgiu em outubro do mesmo ano. As ruas estreitas e com subidas e descidas pareciam os vilarejos da Itália. Depois de 1890, imigrantes portugueses, espanhóis e mais italianos chegavam ao Bexiga.
O local é conhecido pelo samba de Adoniran Barbosa, frequentador da região e músico que retratava a cidade de São Paulo nas canções. Lá também está o galpão de uma escola de samba do carnaval paulistano. A música ainda está presente na região. Outra atração do Bexiga são as cantinas italianas. A Rua Treze de Maio concentra maior parte delas. Tradicionais, elas tomam o bairro e preservam a tradição italiana.
Todos os anos, o bairro realiza a tradicional festa da Nossa Senhora de Achiropita. Com canções e comidas típicas da Itália, as ruas ficam cheias de visitantes e barracas. A comemoração é sempre é realizada nos finais de semana do mês de agosto.
Para manter e preservar a história e arquitetura do bairro, a região foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural da cidade de São Paulo em 2002. Com 135 anos de história, a Bela Vista não abriga mais tantos italianos como antes.
Além da festa, quem visita o distrito pode visitar a Casa de Dona Iá Ia, o museu do óculos, a feirinha de antiguidades aos domingos na praça Dom Orione, a Vila Itororó e as casas que foram pintadas na Rua Conselheiro Carrão.
collections
Galeria de imagens
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk