Subprefeitura Sé
Ruas são lavadas com água de reuso na região da Sé
A água de reuso vem normalmente do esgoto e, por meio das estações de tratamento, são reutilizadas em limpeza de locais públicos, geração de energia e refrigeração de equipamentos. De acordo com a Inova, empresa contratada pela Prefeitura de São Paulo para prestar os serviços de limpeza na cidade, aproximadamente 18 milhões de litros dessa água são reutilizados por mês em toda a cidade, isso daria para encher sete piscinas olímpicas.
Para executar os serviços de lavagem de ruas, praças e monumentos da região central, as equipes de limpeza da Subprefeitura Sé aproveitam água de reuso fornecida pela Companhia Paulista de Saneamentos Básico de São Paulo (Sabesp). Além disso, os agentes ambientais trabalham com equipamentos modernos e econômicos, como os caminhões pipa e antares com bombas acopladas para aumentar a pressão e reduzir a quantidade de água por lavagem.
Nesse verão o calor está muito intenso na cidade de São Paulo. A alta temperatura e a falta de chuvas provocaram quedas no nível dos reservatórios de água, em especial o sistema Cantareira, que já esta com menos de 20% de sua capacidade.
A Sabesp iniciou uma campanha para incentivar o uso consciente da água. As casas abastecidas pelo sistema Cantareira que reduzirem o consumo em 20%, terão um desconto de até 50% na conta de água. A Sabesp ainda não considera a possibilidade de racionamento, mas conta com a colaboração da população para isso.
Sistema Cantareira
O Sistema Cantareira de abastecimento é um dos maiores do mundo e o maior entre os sistemas administrados pela Sabesp. Desde a década de 1960 a companhia canaliza a água de diversas bacias hidrográficas da região norte do estado para quatro represas. Que são as represas: Jaguaré, Jacareí, Águas Claras e Paiva Castro.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk