Subprefeitura Sé
Moradores do Bom Retiro viram “estrelas” em exposição fotográfica
A exposição Inside Out, organizada pelo centro cultural Casa do Povo, no Bom Retiro, revelou, através de caras desconhecidas, a diversidade cultural e social do bairro. Idealizada por Paul Duboc a mostra traz, além de retratos atuais de moradores, fotos antigas retiradas do arquivo da casa.
Essas imagens são dos anos de 1940 e 1970 e exibem parte da história do lugar. As fotos foram enviadas e reveladas no estúdio em Nova Iorque. Qualquer um pode aderir ao projeto. Basta entrar em contato com os organizadores do Inside Out.
A Casa do Povo fez uma pequena divulgação da data em que as fotos seriam tiradas. As pessoas ficaram sabendo da exposição pelos próprios moradores. O grupo levou dois dias para organizar o ensaio.
Segundo a organização do centro cultural, a ideia de realizar a exposição surgiu depois que a programação da casa foi reformulada. A equipe conhecia o projeto e entrou em contato com os idealizadores, que concordaram em realizar o ensaio. Ao todo 160 moradores, entre um e 90 anos, foram fotografados.
A exposição já foi exibida em mais de 100 países, destacando as populações dos bairros. O projeto funciona sem fins lucrativos e foi criado em 2011, pelo francês JR, com o objetivo de “desenvolver uma cartografia mundial através de retratos” e homenagear os moradores dos locais.
As fotos estão espalhadas pelos muros das instituições do bairro e não tem previsão de término. Os 160 cartazes já foram colados, utilizando a técnica de lambe-lambe e a população ficou satisfeita com o resultado final do trabalho. As imagens devem ser retiradas antes que fiquem deterioradas ou sofram alguma intervenção.
Casa do Povo
O Centro Cultural, localizado na rua Três Rios, 252, foi criado como “monumento vivo” em 1953 para homenagear os mortos na Segunda Guerra Mundial. O local passou por uma reformulação no último ano, em comemoração aos seus 60 anos. A programação da casa foi reformulada pensando no seu projeto original que visa preservar a memória do bairro e aproximar os moradores do bairro, incentivando o diálogo e o uso do espaço.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk