Subprefeitura Sé
Prazo para ficar “em dia” com a Justiça Eleitoral se encerra amanhã
O eleitor em situação irregular com a Justiça Eleitoral tem até amanhã para normalizar o seu título e poder votar nas eleições de outubro. Confira as orientações do Tribunal Eleitoral:
Para solicitar o título de eleitor ou transferência de domicílio eleitoral, o interessado deve procurar um cartório eleitoral mais próximo de sua residência e apresentar um documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência. Para homens, também é necessário o certificado de quitação do serviço militar obrigatório.
O jovem que completar 16 anos até 5 de outubro, pode votar nas eleições gerais deste ano desde que solicite o título dentro do prazo.
Para que o pedido de transferência do domicílio eleitoral seja concluído, o eleitor deve estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, ter cumprido obrigações legais, ter obtido o primeiro título ou feito a última transferência há pelo menos um ano e residir no novo domicílio há, no mínimo, três meses.
O eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida pode solicitar a transferência do local de votação para uma Seção Eleitoral Especial. E quem não fez o recadastramento biométrico nos municípios que vão utilizar as urnas eletrônicas com o leitor de biometria nas eleições deste ano, terá o título cancelado. Além disso, o eleitor poderá ficar impedido de tirar passaporte, não conseguir obter financiamento em instituição de crédito pública e não poder tomar posse em cargo público.
Em São Paulo, os cartórios vão funcionar das 9h às 18h, de segunda à sexta, e aos finais de semana.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk