Subprefeitura Sé
Comunidade da Liberdade celebra 50ª edição da Festa das Flores
Neste sábado, dia 9, aconteceu a 50ª celebração do festival Hanamatsuri. Também conhecida como festa das flores. O evento comemora o aniversário de 2.370 anos do Buda “Sakayamuni”.
Na praça da Liberdade foi montado um altar ornamentado com flores naturais, chamado hanamidô, que simboliza o lugar onde o Buda nasceu. Até este sábado, as pessoas que passaram pelo local puderam homenagear o Buda, derramando o amachá (chá adocicado) sobre sua imagem, que estará exposta no altar, lembrando seu nascimento.
De acordo com a lenda, quando Buda veio ao mundo uma música celestial ecoou pelos quatro ventos do universo e todos os seres que habitavam o mundo sentiram uma grande bem aventurança. As flores desabrocharam e uma suave chuva de néctar caiu do céu, essa chuva é simbolizada pelo chá. Segundo a lenda, as pessoas que homenageiam o Buda dessa forma são abençoadas e podem ter seus desejos realizados. Durante a semana, a comemoração na Liberdade atrai tanto fieis quanto o público geral.
Durante o evento que contou com a presença de diversas personalidades, o subprefeito da Sé, Gilmar Tadeu, falou sobre a importância de se manteř as tradições e cultivá-las na consciência das novas gerações. "Eventos como este destacam o brilho e a diversidade cultural de nossa cidade", afirmou Tadeu.
A lenda ainda diz que Siddharta Gautama, o Buda, como era chamado na infância, nasceu na região nordeste da índia. Ele era filho do Rei Suddhodana e da rainha Mava. Antes do seu nascimento, a rainha teria sonhado que um elefante branco surgia de seu corpo através da axila direita. O sonho foi interpretado como um bom presságio, que em breve a rainha daria luz a um filho. Por isso, budistas no mundo todo fazem questão de incluir o elefante branco nas comemorações do nascimento do Buda. O animal simboliza o nascimento da divindade.
No Brasil a comunidade comemora o evento anualmente no mês de abril com a Festa das Flores. As festividades terminaram no sábado, dia 9, com a cerimônia Budista realizada na praça da Liberdade das 10h às 11h. Depois, a festa prosseguiu com o cortejo solene do elefante branco carregando a imagem do Buda criança. Com a presença de grupos musicais e diversas escolas infantis, o cortejo partiu da praça Liberdade, percorrendo as ruas Galvão Bueno, Américo de Campos e a avenida Liberdade até o nº 365 na sede da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL).
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk