Subprefeitura Sé
Após incêndio, Teatro Cultura Artística será reconstruído com esforço coletivo
Após o incêndio que destruiu o teatro em agosto de 2008, a diretoria da Sociedade de Cultura Artística decidiu executar projeto de reedificação do teatro, com a ajuda de empresários, instituições e pessoas físicas. A expectativa é completar as obras, orçadas em R$ 75 milhões, até o fim de 2012, ano do centenário da Sociedade de Cultura Artística. A primeira etapa da obra, com custo estimado de R$ 31 milhões, já teve dois terços de seu valor captados.
“A volta do teatro para a cidade de São Paulo, para o Brasil e para cultura é muito importante. Temos dado todo apoio para este projeto de recuperação do Cultura Artística e quero cumprimentar seus diretores pelo trabalho e pelo idealismo, pois são pessoas que querem servir à cultura. A partir de hoje, teremos a oportunidade, com as doações que o teatro têm conquistado, de ver a obra se desenvolvendo no cronograma esperado e em pouco tempo todos nós poderemos, novamente, apreciar os espetáculos e prestigiar a cultura. Além disso, a reconstrução do Cultura Artística irá colaborar para o projeto de recuperação do Centro”, afirmou o prefeito, lembrando também que em breve serão iniciadas as obras de recuperação da praça Roosevelt, na região central.
O novo teatro ocupará o mesmo endereço do espaço original, na rua Nestor Pestana, preservando o mosaico de Di Cavalcanti e a fachada original, que se mantiveram em pé e são considerados patrimônio histórico. O novo projeto idealizou apenas uma sala com 1.406 espectadores, diferente do antigo, que possuía duas salas, o pequeno auditório com 333 lugares e o grande com 1.156 lugares.
Participaram da solenidade o vicepresidente em exercício da Sociedade de Cultura Artística, Claudio Sonder, o diretor da Sociedade de Cultura Artística, Pedro Herz, o arquiteto responsável pela concepção do projeto do novo teatro, Paulo Bruna, a restauradora responsável pela revitalização do painel de Di Cavalcanti, Isabel Ruas, e a engenheira Giani Pfister, da Construtora Racional, responsável pelas obras.
Fonte: Diário Oficial da Cidade de São Paulo / Texto: Rosana Falavigna
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk