Secretaria Municipal de Segurança Urbana
Base Ambiental da GCM em Ilha do Bororé recebe ampliação e novos equipamentos
Em cerimônia oficial no dia 14 de abril, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana entregou à população de São Paulo a ampliação e modernização da Base Ambiental Ilha do Bororé, da Guarda Civil Metropolitana (GCM). O evento também marcou a distribuição de 900 novos rádios transmissores HTs, parte de um programa de reaparelhamento da GCM, que visa melhorar a comunicação entre os agentes em campo e a Central de Telecomunicação.
As obras de reforma e ampliação, iniciadas em agosto de 2023, foram concluídas com um investimento de R$ 541.123,69, e transformaram a base em um espaço mais moderno e funcional para os agentes. Além disso, o local agora conta com um estacionamento maior, facilitando a expansão das operações de patrulhamento preventivo na região, incluindo áreas ao redor da represa Billings.
A entrega dos 900 novos rádios transmissores, incluem 17 aparelhos destinados especificamente à região ambiental de Capivari-Monos, é um grande avanço na capacidade de comunicação da GCM. O investimento total para a aquisição dos equipamentos foi de R$ 7.387.200, com um contrato de manutenção de 36 meses. Os novos aparelhos são conectados a 12 antenas espalhadas pela cidade e garantem uma comunicação clara, sem interferências, aumentando a eficiência das operações de emergências ou em locais com grande aglomeração de pessoas e ruídos elevados.
Rádios Transmissores HTs
Os 900 aparelhos se destacam por sua resistência e durabilidade, contando com proteção contra poeira, água, radiação solar e vibrações mecânicas. Essas características, aliadas à sua leveza e maior autonomia de bateria, contribuem para a redução do tempo de resposta dos agentes em campo, garantindo uma ocorrência mais ágil e eficaz.
Durante a cerimônia de entrega, o Secretário Municipal de Segurança Urbana, Junior Fagotti, destacou a importância do investimento para a segurança da cidade. “A entrega da Base Ambiental Ilha do Bororé e dos novos rádios reforça nosso compromisso com a segurança da população. Esse é um grande avanço para a Guarda Civil Metropolitana, e o maior beneficiado é o cidadão que passa a contar com uma resposta mais rápida e eficiente.”
Com uma rede de radiocomunicação própria, autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicação (ANATEL), a GCM agora pode operar sem ruídos ou interferências em momentos críticos, fortalecendo ainda mais a capacidade de resposta em situações de risco. O intuito da reforma continua sendo fortalecer as estruturas da segurança da cidade.