Secretaria Municipal de Segurança Urbana

Quarta-feira, 18 de Dezembro de 2024 | Horário: 18:52
Compartilhe:

Defesa Civil Municipal e Estadual promovem campanha de conscientização para as chuvas de verão na Vila Nova Galvão, no Jaçanã, Norte da Cidade

Agentes da Defesa Civil instruíram a população sobre os cuidados e as medidas a serem tomadas em caso de alagamentos, transbordamento de córrego e deslizamento de terra
Um agente da Defesa Civil Municipal uniformizado entrega um folheto de orientações sobre áreas de risco a uma moradora da comunidade.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), participou na manhã desta terça-feira (17), de uma campanha de conscientização para as chuvas de verão na comunidade Alfredo Ávila, na Vila Nova Galvão, Jaçanã, na qual ocorrem alagamentos, transbordamento de córrego e deslizamento de terra. A ação foi conduzida pela Defesa Civil Estadual e contou com a participação de agentes da Defesa Civil municipal e o líder da comunidade, os quais visitaram estabelecimentos comerciais e abordaram os moradores para orientar sobre os cuidados essenciais e medidas preventivas em situações de chuvas intensas.

Durante a campanha, panfletos e folders explicativos foram distribuídos à comunidade e foram ressaltados os cuidados a serem tomados durantes as chuvas, como desconectar equipamentos da corrente elétrica para evitar curtos-circuitos; não atravessar áreas alagadas; ter um lugar seguro, onde a família possa se abrigar durantes chuvas intensas; armazenar o lixo em locais que não serão afetados por inundações e verificar a abertura de trincas nas paredes da residência.

Além disso, há também os cuidados depois das chuvas, como a limpeza adequada dos objetos e inutilizar alimentos que tiveram contato com a água. Em caso de dúvida se a casa corre risco de desabar, os moradores também foram orientados a acionar a Defesa Civil pelo 199, o Corpo de Bombeiros pelo 193 e a Polícia Militar pelo 190.

A comunidade Alfredo Ávila foi escolhida estrategicamente por possuir um líder comunitário que compõe o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) e que já recebeu uma capacitação técnica ao por meio do Programa Operação Trabalho (POT). O programa oferece uma bolsa auxílio para torná-lo um elo entre a comunidade e a Defesa Civil e intensificar o acompanhamento das áreas de risco. Além disso, em agosto de 2023 foi realizado um simulado de risco geológico, que envolveu os moradores e demais agências de emergência para a preparação de uma eventual situação de deslizamento de terra.

A Diretora da Divisão de Resposta da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Daiane Katya Curti, explica que a conscientização e os simulados tem se tornado uma importante ferramenta para orientar a população a lidar de maneira assertiva em casos de inundações e deslizamentos: “Essa ação é importante porque conseguimos nos aproximar mais da comunidade e mostrar o quão é importante o cuidado e atenção quando as chuvas se intensificam.”

A Defesa Civil é um órgão de prevenção, preparação e resposta, responsável por planejar ações de redução de riscos e atender emergências, pautada por um atendimento humanitário e digno às vítimas de desastres naturais.

collections
Galeria de imagens