Secretaria Municipal de Segurança Urbana
Inspetoria do Canil integra crianças em atividades com cães no Programa Recreio nas Férias
Foto: Marcelo Ulisses/SMSU
Texto: Marcela Galvão
A Inspetoria do Canil da Guarda Civil Metropolitana (GCM) é uma das opções de atividades ofertadas pela Prefeitura de São Paulo às crianças durante o Programa Recreio nas Férias, realizado entre os dias 6 e 24 de janeiro. Na manhã da última quinta-feira (09), 31 estudantes do Centro Educacional Unificado (CEU) Uirapuru participaram de momento de descontração e muito aprendizado junto aos cães e aos agentes da GCM.
As crianças participaram de brincadeiras como: chute ao gol, “ache a bolinha”, faro com os doguinhos, das 10h às 12h. Os cães, Sky e Uri foram as sensações na Inspetoria e as crianças ainda puderam conhecer o mascote da corporação: Chase, fazendo a alegria dos pequenos.
O Canil da GCM recebe diversos CEUs para participar das ações propostas pelo Programa Recreio nas Férias até 23 de janeiro. A integração do canil com a iniciativa vem proporcionando diversão, mas também uma oportunidade de aprendizado sobre o trabalho realizado pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana junto aos animais.
Após conhecerem as instalações e aprenderem sobre o trabalho realizado, as crianças participam de um momento de confraternização com um café da manhã e, em seguida, partem para as atividades recreativas, que estimulam a interação entre os alunos e os cães.
Inspetoria do Canil
A Inspetoria do Canil da Guarda Civil Metropolitana foi criada pelo Decreto Municipal 39.636, de 21 de julho de 2000, e seu trabalho é voltado para o policiamento preventivo e comunitário. Atualmente, a Inspetoria conta com cães de raças variadas separados em três grupos: policiamento e detecção, que atuam em ações policiais da GCM, bem como em ações de busca e salvamento, em conjunto com a Defesa Civil e outros órgãos de segurança pública.
Os cães também participam de atividades assistidas, com apresentações em escolas e interações com a comunidade, além de intervenções assistidas em ambiente hospitalar, nas quais a prática da cinoterapia está inserida – o objetivo da cinoterapia é aliviar o tratamento de pacientes, tornando esse processo menos sofrido, promovendo a estimulação dos hormônios serotonina e ocitocina, que promovem o bem-estar dos pacientes, causando uma sensação de melhora. As atividades atualmente são realizadas no Hospital do Servidor Municipal e no Hospital da Cantareira.