SP Urbanismo
Reforma da Esquina Histórica
Desenvolvido pela SP Urbanismo, o projeto de requalificação da esquina das Avenidas Ipiranga e São João, na região central, tem o objetivo de torná-la um novo ponto de visitação na cidade, contribuindo para o resgate da vocação do centro histórico paulistano.
As intervenções estão divididas em duas áreas: Avenida Ipiranga (entre a Praça da República e a Avenida Rio Branco) e a região formada pelo encontro das ruas Conselheiro Nebias, dos Timbiras e Avenida São João.
Para a região da Avenida Ipiranga, o projeto prevê a reforma de calçadas com a troca de piso para maior segurança e acessibilidade ao pedestre, restauro dos postes de iluminação e novas placas de identificação de rua em modelos estilizados e inspirados numa São Paulo antiga.
O projeto propõe ainda o ordenamento da fiação aérea e subterrânea, o recapeamento asfáltico e a instalação de quatro esculturas em bronze em homenagem a figuras marcantes da história da esquina mais famosa da cidade. São elas: os músicos e compositores Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini, um fotógrafo de lambe-lambe e um jovem engraxate. As estátuas foram definidas junto à Secretaria Executiva de Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET).
Para a área situada entre a Rua Conselheiro Nebias, Rua dos Timbiras e Avenida São João, será implantada uma praça. A instalação de mobiliário urbano (bancos e lixeiras) e a manutenção e plantio de novas árvores também serão executados.
A requalificação urbanística da Esquina Histórica está inserida num plano mais amplo de requalificação do centro que prevê a implementação de ruas temáticas na cidade. Adensar e qualificar espaços públicos na região central, gerando mais oportunidades econômicas e sociais, são diretrizes da gestão municipal para a construção de uma cidade cada vez mais inclusiva.
As obras de requalificação foram entregues pela Prefeitura em dezembro de 2022.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk