SP Urbanismo
Para discutir a relação das cidades com suas águas, São Paulo sedia o X Encontro da InREDE em março

A metrópole que surgiu às margens dos rios e, ao longo dos anos, cobriu grande parte de sua rede hídrica, está prestes a se tornar o centro de um debate nacional sobre a reconexão com suas águas. Nos dias 27, 28 e 29 de março de 2025, mês em que é comemorado o Dia Mundial da Água, a cidade de São Paulo sediará o X Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede). O evento terá o apoio da SP Urbanismo, empresa pública municipal de planejamento urbano.
O encontro terá como tema “A Cidade e suas águas” e contará com a participação de representantes de instituições de planejamento de diversas cidades do Brasil. Serão promovidas palestras e visitas técnicas sobre a temática, a fim de proporcionar um espaço de troca de experiências e conhecimentos. A programação completa será divulgada em breve.
O evento será uma oportunidade para São Paulo destacar, no cenário nacional, o Plano Municipal Hidroviário (PlanHidro SP). Inédito na cidade, seu objetivo é promover o desenvolvimento urbano sustentável na capital e integrar políticas públicas relacionadas ao transporte aquático, lazer, ecoturismo e educação ambiental. Ele está sendo aprimorado com a participação da população e projeta uma série de ações a serem implementadas ao longo dos próximos 30 anos.
A SP Urbanismo já esteve presente em edições anteriores da InRede, como no VIII Encontro, realizado em Curitiba em junho de 2024, que abordou estratégias para mitigar os impactos das mudanças climáticas, e no IX Encontro, em Brasília, em novembro do mesmo ano, onde foram discutidas soluções inovadoras para as cidades. Foi nesse último evento que São Paulo foi escolhida como sede da próxima edição.
Protagonismo das águas paulistanas
Com 12,3 milhões de habitantes e tendo o Rio Tietê como seu rio principal, a cidade de São Paulo utilizava suas águas, até meados do século XX, para navegação, esportes e lazer. Nas últimas décadas, porém, o cenário mudou drasticamente. A degradação ambiental trouxe consequências como o assoreamento de rios e reservatórios, enchentes, estiagens severas e o acesso restrito à água. Inédito na capital, o PlanHidro SP busca resgatar o papel de protagonismo das águas, beneficiando todo o município, e mais diretamente os cerca de 5,7 milhões de habitantes (quase metade da população paulistana) que moram a até 3 km dos corpos hídricos da cidade.
Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (inRede)
Criada com o propósito de fortalecer a cultura do planejamento urbano e fomentar o diálogo entre institutos, a Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (inRede) busca promover a troca de conhecimentos e cooperação entre equipes gestoras e técnicas, garantindo um crescimento sustentável e integrado das cidades brasileiras.
A iniciativa tem apoio institucional do Ministério das Cidades, do ONU-Habitat (Programa da ONU para Assentamentos Humanos) e do Projeto Cidade Presente (DUS). Este projeto resulta de uma cooperação entre o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e o Ministério das Cidades do Brasil, sendo implementado pela GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), agência alemã especializada em desenvolvimento sustentável.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk