SP Urbanismo

Terça-feira, 18 de Fevereiro de 2025 | Horário: 12:21
Compartilhe:

Prefeitura entrega novas moradias na Vila Olímpia com recursos da Operação Urbana Faria Lima

Residenciais Coliseu II e III beneficiam famílias da Favela Funchal; plano urbanístico destina 35% dos recursos para habitação social e agora inclui investimentos em Paraisópolis.

A Prefeitura de São Paulo entregou, nesta terça-feira (18), os residenciais Coliseu II e III, localizados na Vila Olímpia, zona sul da capital. A iniciativa faz parte da Operação Urbana Consorciada Faria Lima (OUCFL), que visa reduzir o déficit habitacional na região e garantir moradia digna para a população de baixa renda. 

Os novos empreendimentos integram o Conjunto Habitacional Coliseu, uma antiga demanda das famílias que viviam em condições precárias na Favela Funchal. A Torre II conta com 109 unidades habitacionais, enquanto a Torre III oferece 54 unidades. A primeira torre do conjunto, Coliseu I, foi entregue em dezembro de 2023, também com 109 unidades habitacionais. O investimento total na iniciativa é de aproximadamente R$ 46 milhões, financiado pela Operação Urbana Consorciada Faria Lima.

A inauguração reforça que a habitação social é prioridade da Operação Urbana. Através da Lei 18.175/2024, de julho daquele ano, o plano urbanístico passou a destinar 35% dos recursos arrecadados para habitação de interesse social. A legislação também ampliou o alcance dos investimentos, permitindo a reurbanização e construção de moradias populares na comunidade de Paraisópolis, beneficiando mais de 100 mil moradores das favelas Jardim Colombo, Porto Seguro e Paraisópolis. 

Outra medida relevante foi a sanção da Lei 18.212/2024, em dezembro do mesmo ano, que agora possibilita a aquisição de imóveis pela Prefeitura por meio do Programa Pode Entrar-Aquisição. O objetivo é facilitar e acelerar a oferta de Habitações de Interesse Social (HIS) para famílias com renda de até três salários-mínimos. 

Essa é a segunda entrega da Operação Urbana Consorciada Faria Lima em 2025. No dia 30 de janeiro, a Prefeitura inaugurou a ciclopassarela Jornalista Erika Sallum, que conecta os distritos de Pinheiros e Butantã, na zona oeste da cidade. A estrutura garante uma travessia segura e eficiente para ciclistas e pedestres sobre o Rio Pinheiros, as Vias Marginais e a Linha 9 - Esmeralda da CPTM, beneficiando cerca de 166 mil pessoas diariamente. 

 

Operação Urbana Consorciada Faria Lima

A Operação Urbana Consorciada Faria Lima (Lei 13.769/04), revisada em 2004, abrange avenidas como Faria Lima, Pedroso de Moraes e Juscelino Kubitschek, com foco na habitação,  mobilidade - priorizando o transporte coletivo - e a qualificação de espaços públicos. Em julho de 2024, a Prefeitura ampliou a área de atuação da operação urbana para incluir Paraisópolis. A São Paulo Urbanismo gerencia essa e outras operações urbanas da cidade.

Com os recursos captados através de leilões de CEPACs, a Prefeitura implantou o Conjunto Habitacional Real Parque (Etapas 1 e 2) e Coliseu, executou obras nos túneis Max Feffer e Jornalista Fernando Vieira de Mello, reconverteu e revitalizou o Largo da Batata (Fases 1 e 2, incluindo o Terminal da Rua Capri), implantou ciclovias na Faria Lima e a ciclopassarela Jornalista Erika Sallum, prolongou a Avenida Faria Lima até a Avenida Hélio Pelegrino, Rua Olimpíadas e Rua Elvira Ferraz e desenvolveu ações em transporte coletivo.

collections
Galeria de imagens