SP Urbanismo
Retrospectiva 2024: Planejamento urbano de São Paulo ganha reconhecimento internacional
São Paulo conquistou reconhecimento internacional em 2024, com suas políticas de planejamento urbano ganhando destaque global. Durante o World Urban Forum (WUF), realizado no Cairo (Egito), a cidade apresentou ações inovadoras para enfrentar a crise climática e planejamento sustentável, enquanto o Plano Diretor do Brincar foi aclamado em Londres como um dos 10 melhores projetos para primeira infância. Também aconteceram intercâmbios sobre mobilidade, habitação, urbanismo, drenagem e mudanças climáticas entre São Paulo e outras cidades ao redor do mundo.
Conheça abaixo algumas dessas agendas:
12ª edição do World Urban Forum (WUF 12)
Em um dos mais importantes eventos mundiais sobre urbanismo realizado no Cairo (Egito), a cidade de São Paulo foi reconhecida como exemplo positivo de boas práticas para o enfrentamento da crise climática. Ela foi destacada no "Guia de Ação Climática para Urbanistas", da Rede Global C40 Cities, por suas políticas que integram sustentabilidade e habitação. Clique aqui para visualizar o Guia na íntegra
Iniciativas voltadas para a Natureza e a Resiliência de Assentamentos Informais foram mencionadas na publicação, além da Quota Ambiental, mecanismo do Plano Diretor Estratégico (PDE) que obriga os novos empreendimentos a adotarem práticas sustentáveis, tornando os ambientes mais verdes. Outros dois itens destacados no guia foram as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) e Cota Solidariedade, instrumentos de incentivo à produção de moradias populares e de interesse social para combater o déficit habitacional.
Bairro Conectado: Terminal Sapopemba
Apresentado no WUF 12, o projeto faz parte do programa global Bairros Verdes e Saudáveis, que visa melhorar o bem-estar nas comunidades de menor capacidade socioeconômica. O objetivo da iniciativa de São Paulo é transformar a área ao redor do terminal de ônibus Sapopemba, na zona leste, em espaço com infraestrutura acessível para pedestres, com mais espaços verdes e melhores condições de caminhabilidade.
Plano Diretor do Brincar
Desenvolvido pela SMUL e a Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE), o Plano Diretor do Brincar, em desenvolvimento pela gestão municipal, se destacou em Londres ao ser um dos dez escolhidos globalmente pela Urban95 e LSE Cities, parceria entre a Fundação Van Leer e o centro de pesquisa em sistemas urbanos da London School of Economics and Political Science. O objetivo é criar espaços urbanos lúdicos, acessíveis, seguros, com priorização da mobilidade ativa para a primeira infância (0 a 6 anos). Como parte de sua elaboração, serão lançados guias de boas práticas, sendo a iniciativa Território Educador uma referência para a construção desses materiais. Leia mais
SP Urbanismo pelo Mundo
O intercâmbio de ideias sobre mobilidade, habitação, urbanismo, drenagem e mudanças climáticas entre São Paulo e outras cidades ao redor do mundo tem papel crucial no desenvolvimento e na definição de projetos futuros. Confira alguns dos eventos realizados neste ano e que fortaleceram esse diálogo global.
Moscou (Rússia) - A SP Urbanismo, SPTrans e Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) participaram do International Transport Summit (21 a 25/08), evento com foco no transporte urbano. Foram apresentados, dentre outros projetos, o Aquático-SP e o Plano Municipal Hidroviário (PlanHidro SP), e foi assinada com o governo de Moscou uma Declaração Conjunta de Cooperação em Transporte visando a troca de dados, a realização de eventos conjuntos, pesquisas colaborativas e identificação de boas práticas.
Washington e Filadélfia (Estados Unidos) - Visita às cidades entre 20 e 22 de maio por representantes da SP Urbanismo, SMUL, Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) e SP Parcerias. Durante o encontro foram debatidos temas sobre regeneração urbana, desenvolvimento orientado para o transporte (TOD), habitação social nas áreas centrais, inclusão social, sustentabilidade, preservação ambiental, retrofit de edifícios e ocupação de vazios urbanos; integração de áreas industriais junto ao transporte público de alta qualidade e gastronomia associada ao desenvolvimento urbano.
Cannes (França) - Participação no MIPIM (11 a 15 de março), principal evento imobiliário internacional. Representaram a cidade a SP Urbanismo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) e a SP Negócios. Foram apresentados projetos para o centro, como AIU Setor Central, Programa Requalifica Centro, Programa de Subvenção e VLT - Bonde São Paulo.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk