Secretaria Municipal das Subprefeituras

Secretaria das Subprefeituras conquista primeiro lugar em premiação de gestão municipal com Programa ‘Tô Legal’

Mais de 12 mil autorizações temporárias para comércio em vias da cidade já foram emitidas pelo programa

O Programa 'Tô Legal', da Secretaria Municipal das Subprefeituras, conquistou o primeiro lugar na categoria Larga Escala do Premia Sampa 2020, durante cerimônia nesta terça (30). O evento foi transmitido de forma online, às 17 horas, em respeito aos protocolos sanitários de distanciamento social durante a pandemia do coronavírus.

A premiação, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia e Secretaria de Gestão, com apoio da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP) e Prodam, tem como objetivo valorizar soluções inovadoras para a gestão da cidade de São Paulo. 

A servidora Maria Albertina Afonso Henke, da Supervisão Geral de Uso e Ocupação do Solo (SGUOS), que participou da elaboração e implantação do programa, recebeu o troféu pela premiação. “Nossa equipe foi extremamente dedicada, em todas as ocasiões, sempre trazendo soluções de forma incansável”, disse a servidora da Secretaria Municipal das Subprefeituras.

                                                   Foto: Albertina Henke durante premiação

O projeto, realizado em parceria com a Prodam, regulariza a atuação do comércio de rua por meio de autorizações temporárias. Lançado em julho de 2019, visa incentivar o empreendedorismo, trabalho e geração de renda por meio de um sistema totalmente informatizado, que elimina a burocracia e facilita a vida do trabalhador.

“O sistema veio para trazer dignidade ao comerciante que atua nas ruas, democratizando e facilitando as emissões a esses trabalhadores”, explica Radyr Llamas Papini, chefe de gabinete da Secretaria das Subprefeituras.

Até o mês de março, quando as atividades do Tô Legal foram suspensas por conta da pandemia do coronavírus, com base no decreto 59.298/20, e na portaria 025/SMSUB/2020, esta Secretaria havia emitido 12.901 autorizações para o comércio nas vias da cidade, além de 279.878 visitas ao site do programa. Neste período, não estão sendo emitidos novos documentos e os que estão vigentes são cancelados para evitar aglomeração nas ruas.

Sobre o Premia Sampa

O Premia Sampa é uma ação das secretarias municipais de Gestão e Inovação e Tecnologia, com apoio da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP) e da Prodam.

A iniciativa destaca-se como oportunidade de valorização dos servidores públicos municipais e consolidação da cultura da inovação na Prefeitura de São Paulo.

Tem como objetivo criar condições concretas para que o poder público desenvolva soluções intelgientes focadas na construção de uma cidade cada vez mais humana.

As primeiras edições aconteceram em 2007 e 2008, com destaque a projetos relacionados a temas como resíduos sólidos, moradia coletiva, pontos de leitura e uso da cor na urbanização de comunidades carentes, entre outros. Foi relançado em 2018.

Sobre a catgoria Larga Escala

Os projetos na categoria Larga Escala articulam ações com outras secretarias, consideram as agendas de políticas públicas atuais e o alcance dentro do Programa de Metas. Também são considerados os critérios de recursos investidos, número de servidores envolvidos e abrangência territorial.

Também participaram da etapa final deste ano os seguintes projetos: 2º Plano de Ação em Governo Aberto da Cidade de São Paulo, da Secretaria de Governo Municipal; Avaliação de Desempenho Online, da Secretaria Municipal de Gestão; Sondagem: uma plataforma para o acompanhamento das aprendizagens, da Secretaria Municipal de Educação; Transformação digital de Serviços públicos na Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia; Transporte de Servidores por Aplicativo de Celular, da Secretaria Municipal de Gestão.