Secretaria de Turismo
Cidade de São Paulo leva diversidade de temas para seu estande na WTM Latin America

Nesta edição 2025 da WTM Latin America, a cidade de São Paulo participa com o seu maior estande historicamente, com 80 metros quadrados, reunindo muitos parceiros, atrativos turísticos e experiências, de 14 a 16 de abril. O principal objetivo é dar visibilidade para as ações estratégicas da capital e reforçar sua vocação como um destino turístico plural, acessível e de experiências transformadoras.
A abertura da participação da cidade contou com o painel “Turismo de Experiências e Desenvolvimento Regional: explorando São Paulo”, que reuniu o secretário municipal de Turismo, Rui Alves; Felippe Nunes, sócio do Café Girondino; e Hubber Clemente, CEO do Afro Turismo Hub. Com a mediação de Isabella Santos, do Sampa Negra.
Durante o painel, foram abordadas as estratégias da cidade para atrair novos perfis de turistas, valorizar o Centro Histórico e integrar o turismo à geração de renda e à valorização de memórias e culturas.
O Secretário Municipal de Turismo, Rui Alves, apresentou os resultados do programa Vai de Roteiro, que oferece passeios guiados gratuitos pela cidade. “Já foram mais de 46 mil participantes. Hoje temos 16 roteiros ativos que acolhem todos: paulistanos, turistas nacionais e estrangeiros”, afirmou. Segundo ele, entre os roteiros de maior destaque estão: Vila Madelena, em razão do Beco do Batman e o Polo de Ecoturismo. Além disso, o secretário anunciou o lançamento, em breve, de uma nova rota em Paraisópolis.
Um dos destaques da apresentação foi o Festival do Café no Triângulo SP, realizado pela Secretaria Municipal de Turismo. Um dos sócios do Café Girondino, Felippe Nunes, afirmou que a iniciativa integra o esforço da pasta em “estourar bolhas” e mostrar o Centro da cidade como um território inovador, seguro e cada vez mais atrativo para o turismo urbano.
A acessibilidade dos paineis esteve garantida por meio do apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, que disponibilizou intérprete de Libras para o estande da Cidade de São Paulo.
Turismo, inclusão e oportunidades
Em um dos momentos mais relevantes do painel, a pauta da inclusão foi abordada com ênfase no afroturismo. Para Hubber Clemente, trazer o olhar racial às experiências turísticas é essencial: “São Paulo ainda é muito conectada à ideia de trabalho e negócios. A gente precisa aprender a ver essa cidade como um destino turístico também. O afroturismo traz isso. Seja com roteiros históricos de resistência, como o da Liberdade, ou espaços atuais como o Museu Afro Brasil, reconhecido internacionalmente.” Isabella Santos, mediadora do painel e CEO do Sampa Negra, completou: “O turismo é potente enquanto ferramenta de educação e de contação de histórias”.
O painel também trouxe reflexões sobre o papel dos pequenos negócios na cadeia turística. Para Felippe Nunes, o Centro de São Paulo vive um momento de renovação: “Hoje há policiamento em cada esquina, os eventos movimentam a região e o público tem voltado a frequentar. Quando o setor público se une ao privado, como nos festivais de Natal ou do Café, todo o ecossistema turístico se fortalece”, conclui.
O secretário Rui Alves reforçou o compromisso da gestão com o fomento às micro e pequenas empresas: “A Secretaria de Turismo compartilha com o prefeito Ricardo Nunes a preocupação de dar voz aos pequenos comerciantes. O turismo é uma cadeia produtiva poderosa. Um exemplo é o Centro de Ecoturismo de Parelheiros, que conecta as trilhas ao comércio local, gerando renda e inclusão.”
Histórias que conectam
Ao final do painel, os convidados compartilharam vivências pessoais ligadas à cidade de São Paulo. Felippe destacou a memória afetiva do Centro: “Cada pessoa que vive em São Paulo tem uma história para contar.” Já Hubber falou sobre seu compromisso em tornar o turismo uma experiência acessível a todos: “Cada vez que posso proporcionar essas vivências para outras pessoas, me sinto realizado com o que o afroturismo representa.” O secretário Rui Alves concluiu lembrando que “ver pessoas ganhando o pão de cada dia por meio do turismo é gratificante, e mostra o potencial transformador desse setor.”
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk