Secretaria de Turismo
Festival do Café no Triângulo SP
Workshop realizado durante o evento
Criado em 2018, o Festival do Café no Triângulo SP é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, que valoriza a história de desenvolvimento econômico e social da capital com o café, a segunda bebida mais consumida no mundo.
O Festival do Café no Triângulo SP já é um evento tradicional do calendário da cidade de São Paulo. A ideia é ativar turisticamente o Centro Histórico, em especial o recorte territorial do Triângulo SP, com programação artística, roteiros guiados que contam a história do café na cidade de São Paulo e a articulação com as cafeterias localizadas nesta região, propondo que estas desenvolvam combos e promoções especiais a serem comercializadas, fomentando também o comércio local. Há casos até da comercialização de microlotes exclusivos para o evento. O Festival tem um papel estratégico para reforçar o papel histórico do café e promover o convívio das pessoas na região, em torno de um interesse comum.
Imagem de um combo promocional
Inicialmente, o evento congregava 18 cafeterias. Em 2024, chegou a 38. Esse crescimento é fruto de uma articulação realizada pela SMTUR com foco na adesão dos estabelecimentos ao evento com viés de promoção turística. Durante o período do evento, as cafeterias recebem camisetas, totens de mesa, bottons, jogos americanos temáticos, entre outros.
É realizado em maio, em comemoração ao Dia Nacional do Café (24 de maio)
Contexto histórico
A economia cafeeira é o fator que desencadeou o desenvolvimento que levou a capital paulista da nona cidade do Brasil em 1872 até a metrópole global de hoje. A cultura do café, introduzida no Brasil no século XVIII, se disseminou pelo sudeste e sul do país, gerando enorme riqueza e recriando hábitos e costumes. Cultivado inicialmente na região de Belém, o café chegou ao Rio de Janeiro. De lá se expandiu atingindo a província de São Paulo, onde se consolidou como base da economia do país nos meados do século XIX e primeiras décadas do XX. Plantado em vales e montanhas proporcionou o surgimento de novas cidades e a dinamização e crescimento de muitas outras. Foi o café responsável pela introdução da ferrovia no estado de São Paulo, construída para escoar o principal produto de exportação brasileiro. Trouxe também aproximadamente 4 milhões de imigrantes entre o final do século XIX e início do XX, vindos especialmente da Europa.