Secretaria de Turismo

No aniversário, São Paulo promoveu a 1ª edição do festival Cidade do Futuro

O evento de inovação, cultura e tecnologia aconteceu no centro histórico da maior cidade do país.

 
São Paulo realizou no dia de seu aniversário (25 de janeiro) a primeira edição do Cidade do Futuro, que já nasceu como um dos principais festivais abertos de arte, música, inovação, empreendedorismo e cultura do país. Foram promovidos shows, oficinas de artes, experiências tecnológicas e dezenas de palestras de tendências sobre o futuro.

O festival reuniu empreendedores, profissionais de criação e pessoas interessadas nos conceitos de inovação, tecnologia e economia criativa. O objetivo do evento é transformar o centro da cidade em um gigantesco palco de troca de conhecimentos sobre os mais diversos temas como finanças, comunicação, educação, impacto social e artes e tecnologia.

A Cidade do Futuro aconteceu no Triângulo Histórico, no centro de São Paulo, no perímetro formado pelas ruas Boa Vista, Líbero Badaró e Rua Direita.

“Comemorar o aniversário da cidade no lugar onde ela nasceu é um ato muito simbólico. São Paulo abriga tanto o tradicional quanto o tecnológico, e trazer para o centro histórico um evento de inovação é um grande acontecimento para a região, que precisa ter seu valor reconhecido. O nosso objetivo é atrair para esse espaço o que há de melhor em tecnologia e inovação, combinado com a experiência de um passeio no centro histórico. Os paulistanos merecem isso”, observa o Secretário Municipal de Turismo, Orlando Faria.

Todos os eventos do Cidade do Futuro são gratuitos, mas muitos deles demandam inscrição prévia. O festival foi realizado pela SP Negócios, BM9 Eventos e Secretaria Municipal de Turismo. No total, mais de 12 horas de exposições de arte, música, tendências, troca de experiências culturais e tecnológicas, que contaram com a participação de palestrantes especialistas, com 22 arenas temáticas e a expectativa de mais de 2,5 mil participantes.

“Estamos trabalhando para trazer empresas e investimentos para o Centro histórico, região com grande potencial de crescimento e geração de negócios. Com esse festival, damos o primeiro passo para atrair novas empresas para a região”, afirma Juan Quirós, presidente da SP Negócios.

Dentre os espaços participantes estão a sede da B3 (Bolsa de Valores), que organizou eventos sobre o futuro das finanças; o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com programação de música e artes, o Edifício Martinelli e o Pátio de São Bento. O festival contou também com a participação da Atento, Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), Faculdade de São Bento, iFood, Yellow, SP Cine e SPTrans, entre outros.

O público também pôde participar de diversas atividades abertas pelas ruas do centro, como shows de artistas de rua, estação de realidade virtual, concurso de “cosplay”, arena de games e estação de mobilidade, com patinetes elétricos para uso no perímetro do evento.

A programação completa do Festival se encontra no site do evento.