Secretaria de Turismo
Estado e prefeitura celebram continuidade do monitoramento da atividade turística de SP
O turismo de São Paulo celebrou nesta terça-feira (30) um acordo de cooperação para dar continuidade aos serviços de monitoramento da atividade turística no município de São Paulo. O termo foi assinado na capital paulista entre a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP (Setur-SP), a Secretaria Municipal de Turismo e a São Paulo Turismo (SPTuris), empresa de turismo e eventos da cidade de São Paulo.
O termo de cooperação celebra a parceria para a análise de dados, compartilhamento e divulgação de pesquisas entre o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Setur-SP, e o Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (OTE), ao prorrogar a vigência do contrato anterior por mais 24 meses. O primeiro acordo foi celebrado em maio de 2021.
Secretário Rodolfo Marinho assinou formalização do termo como testemunha |
Foto: Daniel Deak/Spturis
As entidades já atuaram juntas em diversos eventos, como no estudo de fluxo turístico e impacto econômico da Fórmula 1. “A troca de informações entre os observatórios de turismo é peça fundamental para compreender o mercado e nortear o desenvolvimento de políticas públicas”, afirma o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena.
Para Gustavo Pires, presidente da SPTuris, as séries históricas de dados do Observatório do município permitem avaliar o desenvolvimento do setor e são referência para o mercado. “Além disso, com as pesquisas nos grandes eventos conseguimos entender o real impacto no setor de turismo e, principalmente, sua importância para a geração de empregos”.
O secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho, avalia que a colaboração para o monitoramento da atividade turística é fundamental para que possamos ter sempre à mão dados atualizados para orientar as políticas públicas. “A prorrogação desta parceria nos dá segurança para seguir avançando tendo como referência dados reais para embasar as ações futuras e entender as nuances relacionadas ao fluxo turístico na cidade de São Paulo. Todo esse impacto sendo mensurado em tempo real, permite ações concretas e diretas que vão ao encontro das principais necessidades da cidade de São Paulo”, afirma.