Secretaria de Turismo
Plano de Turismo Municipal – PLATUM traz ações para fomento ao turismo até 2029
Plano de Turismo Municipal - PLATUM foi discutido durante a 2ª CONFETUR
Considerado o documento norteador da políticas públicas de turismo da cidade de São Paulo, o Plano de Turismo Municipal – PLATUM ganhou uma versão atualizada que traz a perspectiva de atuação para fomentar e fortalecer o turismo na cidade de São Paulo no período de 2024 a 2029.
Para elaborar o documento, a Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) da cidade de São Paulo percorreu algumas etapas: atualização do inventário e diagnóstico do turismo na cidade de São Paulo, pesquisa com o Conselho de Turismo Municipal – COMTUR, ligado à SMTUR e com turistas e moradores por meio de formulário virtual. Além disso, foi elaborado um benchmarking inspiracional e, durante a 2ª Conferência Internacional de Turismo - CONFETUR, realizada entre os dias 30 e 31 de outubro de 2023, as propostas foram validadas.
O objetivo do benchmarking foi trazer inspirações e referências de práticas e experiências de outros destinos que se alinham às principais tendências e respondem às questões que têm impactado o setor de turismo, em que se destacam o progresso tecnológico, o aumento da literacia digital e a sustentabilidade. Mais especificamente, visou inspirar soluções inovadoras em cinco temáticas que foram identificadas como críticas para o turismo de São Paulo: governança, monitoramento, segurança, sustentabilidade e posicionamento de destinos.
Com o incremento da atividade turística em todo o mundo, segundo dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel & Tourism Council – WTTC), a atividade turística representará, nos próximos anos, mais de 11% do PIB Global, sendo que atualmente chega a 9,2%. A tendência de crescimento mundial se confirma na cidade de São Paulo, onde atualmente o PIB representa em torno de 2,3% do PIB da cidade, equivalente a USD 5,74 bilhões.
“O turismo é uma atividade econômica de importância inquestionável e suas diversas camadas contribuem para o crescimento econômico das nações, dos Estados e das cidades, ocupando cada vez mais um lugar de destaque tanto como política pública quanto como atividade econômica”, afirma o Secretário Municipal de Turismo, Rodolfo Marinho. “Uma atividade com tamanho impacto merece um planejamento à altura e o PLATUM chega com a função de ser um guia importante para orientar os próximos passos, adequando a cidade às tendências globais”, conclui.
Além do diagnóstico do setor, o PLATUM também aponta algumas tendências, entre elas, a Blended Travel, que combina diversos objetivos numa viagem, como negócios e lazer. O mundo pós-pandemia também trouxe alguns perfis de turistas que se popularizaram, como os nômades digitais, que podem trabalhar de qualquer lugar do mundo. Outra tendência diagnosticada é a contribuição das redes sociais para a definição de roteiros, passeios e até mesmo destinos, sobretudo no público com idade inferior a 45 anos.
A importância dos dados para a gestão do turismo também é um dos tópicos do PLATUM. A cidade de São Paulo conta com o Observatório do Turismo e Eventos – OET, vinculado à Spturis e que divulga alguns índices mensais referentes à atividade turística como a arrecadação de ISS do grupo dos 13 (relacionado às atividades turísticas), média da ocupação hoteleira da cidade, que em 2023 ficou estável em torno de 65% e o IMAT-SP, índice de atividade turística, que leva em conta cinco variáveis: estoque de empregos diretos do turismo, faturamento do setor na cidade, movimentação em terminais rodoviários, movimentação nos aeroportos, exceto Viracopos e a taxa de ocupação hoteleira.
No capítulo dedicado às estratégias para o turismo de São Paulo, foram organizadas ações divididas em cinco macro programas: inteligência e governança, calendário inteligente de eventos, segmentação e desenvolvimento territorial, aprimoramento da experiência do turista, promoção turística e apoio à comercialização.
As ações detalhadas de cada macro programa, organizadas por eixos específicos, podem ser consultadas diretamente no documento, disponível para download aqui.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk