Secretaria de Turismo
Guia Turístico São Paulo: Triângulo SP e Todos pelo Centro
Aqui nasceu a cidade!
Há mais de 470 anos, foi fundada no Planalto de Piratininga a vila que se tornaria uma das maiores cidades do Hemisfério Sul. Até meados do século XVIII, após ser elevada à categoria de cidade e com uma população estimada em pouco mais de mil e quinhentos habitantes — em sua maioria indígenas — seu núcleo urbano não ultrapassava os limites determinados pelas igrejas de São Bento, São Francisco e Carmo, o chamado triângulo histórico.
Com as primeiras obras públicas de infraestrutura, a área urbana de São Paulo começou a se expandir. No início do
Império, já no século XIX, novos bairros começaram a surgir. Desenvolveu-se uma elite empresarial atuante no setor de
serviços comerciais e financeiros.
A chegada da República, em 1889, transformou a aparência da cidade, que buscava se distanciar da imagem deixada pelo Império, marcada pelo agrarismo e escravismo. A arquitetura passou a se inspirar nas cidades europeias, símbolos da modernidade. Com a virada do século XIX para o XX, a cidade experimentou uma explosão demográfica, passando de 65 mil habitantes em 1893 para cerca de 900 mil em 1930. Novas formas de lazer, baseadas no consumo surgiram, tais como sorveterias, confeitarias,mercearias de luxo e restaurantes. Os serviços de gastronomia foram incrementados pelas diversas cozinhas, reflexo da variada origem dos imigrantes. O lazer cultural também ganhou importância com a construção de teatros, cinemas e bibliotecas.
Ao longo dos séculos, a região central da cidade vem provando sua importância para a economia, cultura, lazer e para a sociedade paulistana. Com o objetivo de valorizar e promover esse patrimônio, a Secretaria Municipal de Turismo apresenta o Guia Turístico Triângulo SP e entorno – abrangendo a área contemplada pelo programa #TodosPeloCentro - com dicas de atrativos, principais pontos de comércio e alguns dos mais relevantes bares e restaurantes desta região, que compreende o Triângulo Histórico (Sé), o Centro Novo (República), o Bom Retiro, Santa Cecília, o Brás, o Pari e Belém.