Secretaria de Turismo

Sexta-feira, 23 de Maio de 2025 | Horário: 16:09
Compartilhe:

Secretaria Municipal de Turismo promove Ação de Apoio ao Turista na Virada Cultural 2025

Nos dias 24 e 25 de maio, o evento vai receber 21 palcos espalhados por toda São Paulo com uma programação diversificada e terá 1998 guias de turismo atuando durante 24 horas

Um dos maiores eventos do Brasil merece uma estrutura de hospitalidade à sua altura. Por isso, a Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), apoiará esta edição da Virada Cultural com com ações voltadas ao receptivo de turistas e promoção da cidade em 20 pontos da Virada Cultural, que será realizada nos dias 24 e 25 de maio em São Paulo. Com o tema “20 anos em 20 horas”, o evento contará com 21 palcos oficiais, sendo 5 no Centro e 16 na periferia.

Para facilitar o deslocamento do público durante os dias de realização do evento, a SMTUR disponibiliza 1.998 guias de turismo, sendo 1.098 bilíngues a fim de atender as regiões onde serão realizados os shows da Virada. Os guias podem oferecer informações sobre o funcionamento dos palcos, das atividades, das opções de transporte público, entre outras. 

“A Virada Cultural valoriza o calendário de eventos da cidade como um festival de artes que é público e gratuito. Assim como em todo grande evento que ocorre na cidade, estaremos atuando com a equipe da Ação de Apoio ao Turista, dando informações e segurança ao público”, afirma o Secretário Municipal de Turismo, Rui Alves “Para que o evento seja aproveitado, é importante que o público se sinta acolhido e consiga aproveitar ao máximo tudo o que ele oferece” finaliza ele. 

A Virada Cultural terá com shows de artistas como Michel Teló, Turma do Pagode, Veigh, Mc Hariel, entre outros nomes da música brasileira. Além disso, o evento conta com diversos tipos de programações diferentes em mais de cem espaços culturais, como teatros, bares, centros culturais, bibliotecas, CEUs e instituições renomadas. 

VÁ DE TRANSPORTE PÚBLICO

No sábado (24), o sistema de transporte municipal contará com 6,8 mil ônibus operando em 1.126 linhas. A partir da meia-noite de domingo (25), a população poderá usar o Domingão Tarifa Zero, com a gratuidade da passagem. A frota de ônibus de domingo terá reforço de 25%, totalizando 6,1 mil coletivos em operação, justamente para facilitar o deslocamento do público até as atrações da Virada Cultural. Na madrugada, entre 0h e 4h, os passageiros ainda contam com as 150 linhas do serviço Noturno, que terão sua frota reforçada em 47%, diminuindo o intervalo entre viagens.Para mais informações, acesse o site: www.sptrans.com.br/virada-cultural.  

Na CPTM, a circulação de trens terá estratégia operacional especial para atender o público que utilizará o transporte público. De sábado para domingo, os trens vão operar de forma ininterrupta durante toda a madrugada. Neste período, entre 00h e 4h, as 57 estações da companhia estarão abertas somente para desembarque de passageiros.

O acesso às linhas da CPTM poderá ser feito pelas estações de integração ao sistema: Tamanduateí (Linha 10-Turquesa), Brás (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 12-Safira, 11-Coral) Luz (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral), Palmeiras-Barra Funda (Linha 7-Rubi), Tatuapé (Linhas 11-Coral e 12-Safira), Corinthians-Itaquera (Linha 11-Coral), Engenheiro Goulart (Linhas 12-Safira e 13-Jade) e Calmon Viana (Linhas 11-Coral e 12-Safira).

Já no Metrô, as estações São Bento (Linha 1-Azul), Sé (linhas 1-Azul e 3-Vermelha), Anhangabaú e República (Linha 3-Vermelha) ficarão abertas para embarque e desembarque durante toda a madrugada entre sábado (24) e domingo (25). As demais estações ficarão abertas apenas para desembarque dos passageiros.

Haverá trens extras de prontidão, que poderão ser utilizados caso seja necessário em qualquer uma das linhas. O quadro de funcionários da segurança e estação também terá reforço.

collections
Galeria de imagens