Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
A Dança Como Ponte Para a Inclusão e Transformação Social
Por: Breno Lopes
Trabalho em equipe, competitividade e arte marcaram a 10ª edição da “Arena Urbana Kids”, competição de dança que reuniu jovens, escolas, dançarinos independentes e Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs) das zonas norte, leste e central da capital, num espetáculo de coreografias e criatividade. O evento foi realizado na Fábrica de Cultura “Parque Belém”, neste mês de dezembro.
O campeonato foi criado em 2014, pelo produtor cultural, artista e oficineiro de dança Markus Snyder, que após trabalhar com os atendidos do CCA “Antonio Previato” desejava levá-los a campeonatos de dança.
Dificuldades logísticas, altos custos e outros empecilhos inviabilizavam a participação da garotada em torneios. Diante desse cenário, Markus teve a ideia de criar uma competição acessível, livre e gratuita para os jovens.
“O foco do evento não é a competição, é o incentivo. Assim como a dança mudou a minha vida, espero que ela mude a vida de alguma dessas crianças também”. Ressaltou Markus, ao comentar o objetivo do Arena Urbana Kids.
Seis CCAs participaram: Zilda Arns; Paulo Freire; Construindo um Sonho; Alegria; Seara; e Carlos Marighella. As apresentações trouxeram grande variedade de estilos e referências, como os “Vingadores” e as “Guerreiras de Wakanda” da Marvel e outros personagens da cultura pop como “O Máskara” e as “Arlequinas”, além de performances que celebraram o hip-hop e outros estilos musicais.
Gerente do CCA “Alegria”, Elisabeth Aparecida destacou o impacto da dança na vida dessas crianças e adolescentes. “Eles começam a se preparar desde o início do ano, decidindo a coreografia, valorizando suas habilidades e promovendo a socialização entre eles. Mostramos que, por meio da dança, é possível acessar espaços aos quais antes não tinham oportunidade. Plantamos uma sementinha para que, no futuro, eles possam colher os frutos”.
Mais de 400 crianças e adolescentes participaram, divididos em quatro categorias: Infantil I e II, Juvenil e Sênior. As coreografias foram desenvolvidas em conjunto pela molecada e os socioeducadores dos CCAs.
“A dança ajuda na sensibilidade, disciplina e educação. Mesmo que no futuro essas crianças não sigam profissionalmente com a dança, elas se tornarão cidadãs diferenciadas. Foi tudo maravilhoso, estou muito feliz em ver crianças tendo acesso ao Arena Urbana Kids”. Destacou Maju Sueli, bailarina e jurada do evento.
Ao final do dia de competição, os jurados selecionaram os campeões de cada categoria. Mas como o mais importante é a participação, o espírito de equipe e a diversão, todos os participantes foram premiados.
Jovens concluem coreografia com referência a força negra. - Foto: Breno Lopes/SMADS
Rede Socioassistencial
O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) é um serviço que promove atividades para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e onze meses, tendo como foco a constituição de um espaço de convivência a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. A rede socioassistencial conta atualmente, com 463 CCAs espalhados pela cidade de São Paulo, com um total de 67.980 vagas.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk