Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 | Horário: 13:00
Compartilhe:

A Dança Como Ponte Para a Inclusão e Transformação Social

Arena Urbana Kids reuniu mais de 400 crianças e adolescentes de CCAs e escolas de São Paulo.

Por: Breno Lopes

Trabalho em equipe, competitividade e arte marcaram a 10ª edição da “Arena Urbana Kids”, competição de dança que reuniu jovens, escolas, dançarinos independentes e Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs) das zonas norte, leste e central da capital, num espetáculo de coreografias e criatividade. O evento foi realizado na Fábrica de Cultura “Parque Belém”, neste mês de dezembro. 

O campeonato foi criado em 2014, pelo produtor cultural, artista e oficineiro de dança Markus Snyder, que após trabalhar com os atendidos do CCA “Antonio Previato” desejava levá-los a campeonatos de dança.  

Dificuldades logísticas, altos custos e outros empecilhos inviabilizavam a participação da garotada em torneios. Diante desse cenário, Markus teve a ideia de criar uma competição acessível, livre e gratuita para os jovens. 

“O foco do evento não é a competição, é o incentivo. Assim como a dança mudou a minha vida, espero que ela mude a vida de alguma dessas crianças também”. Ressaltou Markus, ao comentar o objetivo do Arena Urbana Kids. 
 
Seis CCAs participaram: Zilda Arns; Paulo Freire; Construindo um Sonho; Alegria; Seara; e Carlos Marighella. As apresentações trouxeram grande variedade de estilos e referências, como os “Vingadores” e as “Guerreiras de Wakanda” da Marvel e outros personagens da cultura pop como “O Máskara” e as “Arlequinas”, além de performances que celebraram o hip-hop e outros estilos musicais. 

Gerente do CCA “Alegria”, Elisabeth Aparecida destacou o impacto da dança na vida dessas crianças e adolescentes. “Eles começam a se preparar desde o início do ano, decidindo a coreografia, valorizando suas habilidades e promovendo a socialização entre eles. Mostramos que, por meio da dança, é possível acessar espaços aos quais antes não tinham oportunidade. Plantamos uma sementinha para que, no futuro, eles possam colher os frutos”. 

Mais de 400 crianças e adolescentes participaram, divididos em quatro categorias: Infantil I e II, Juvenil e Sênior. As coreografias foram desenvolvidas em conjunto pela molecada e os socioeducadores dos CCAs. 

“A dança ajuda na sensibilidade, disciplina e educação. Mesmo que no futuro essas crianças não sigam profissionalmente com a dança, elas se tornarão cidadãs diferenciadas. Foi tudo maravilhoso, estou muito feliz em ver crianças tendo acesso ao Arena Urbana Kids”. Destacou Maju Sueli, bailarina e jurada do evento. 

Ao final do dia de competição, os jurados selecionaram os campeões de cada categoria. Mas como o mais importante é a participação, o espírito de equipe e a diversão, todos os participantes foram premiados.


Jovens concluem coreografia com referência a força negra. - Foto: Breno Lopes/SMADS

Rede Socioassistencial

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) é um serviço que promove atividades para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e onze meses, tendo como foco a constituição de um espaço de convivência a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. A rede socioassistencial conta atualmente, com 463 CCAs espalhados pela cidade de São Paulo, com um total de 67.980 vagas.

collections
Galeria de imagens