Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025 | Horário: 08:00
Compartilhe:

Operação Altas Temperaturas: Prefeitura intensifica ações para atenuar impacto da onda de calor nas pessoas em situação de rua

A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realiza nos períodos de calor extremo a Operação Altas Temperaturas (OAT), intensificando a infraestrutura da rede de acolhimento da cidade de São Paulo e a abordagem das pessoas em situação de vulnerabilidade para que elas possam se proteger, evitando insolação, desidratação e outros problemas que podem decorrer da exposição ao sol forte e altas temperaturas.

Durante esse período, os equipamentos da rede de acolhimento recebem atenção especial em relação à circulação do ar, adquirindo ventiladores extras e manutenções necessárias para amenizar o calor intenso.

São montadas também tendas em dez pontos estratégicos da cidade para acolhimento de qualquer pessoa que queira um abrigo com temperatura amena para descansar e se hidratar. Uma parceria com o Governo do Estado garante o fornecimento de água potável para hidratação pela Sabesp e a distribuição de frutas nos locais das tendas, que ficam abertas ao público das 10h às 16h. 

Os orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e os agentes das equipes do Ampara SP também prestam atendimento nas tendas, ofertando acolhimento em equipamentos da rede socioassistencial e encaminhamento para as demais demandas apresentadas.

Similar à Operação Baixas Temperaturas (OBT), que ativa as tendas a partir da previsão de temperatura, a operação será mobilizada sempre que os termômetros atingirem 32º C ou sensação térmica, conforme os parâmetros e médias do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

A Operação Altas Temperaturas está norteada em uma ação intersecretarial com participação das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Saúde (SMS) e Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

Endereço das tendas de atendimento

Região Central - Praça da República e Praça Marechal Deodoro;

Região Sul – Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);

Região Norte - Santana (Avenida Cruzeiro do Sul, nº 3.180) e Vila Maria (Praça Novo Mundo);

Região Leste - Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n), Itaquera (Avenida Musgo de Flor com Avenida Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);

Região Oeste - Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus).

Rede socioassistencial

A capital possui a maior rede socioassistencial da América Latina, com cerca de 27 mil vagas de acolhimento para pessoas em situação de rua, distribuídas em Centros de Acolhida, hotéis sociais, Repúblicas para Adultos, Vilas Reencontro, serviços emergenciais da OBT, entre outros.

O encaminhamento para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial é feito de acordo com o perfil do indivíduo e com a tipologia do serviço, respeitando o histórico da pessoa ou família a ser acolhida.

As pessoas em situação de rua são encaminhadas aos serviços de acolhimento por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros Pop do município, do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e Ampara SP.

collections
Galeria de imagens