Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Quinta-feira, 2 de Janeiro de 2025 | Horário: 10:00
Compartilhe:

NCI Coração Materno encanta em celebração com dança e música

Idosos do serviço apresentaram músicas e coreografias que marcaram época

Por: Arthur Silvestre

A dança é um aliado importante para o bem-estar físico, mental e social dos idosos, e pode ser revestido de significados especiais ao evocar por meio de músicas e coreografias, memórias de outras épocas. Sabendo desses benefícios e vendo uma oportunidade de estímulo a cultura local, o Núcleo de Convivência para Idoso (NCI) “Coração Materno”, na Freguesia do Ó, promoveu uma apresentação com nove diferentes performances protagonizadas pelos atendidos do serviço. O evento ocorreu na Fábrica de Cultura da Brasilândia, nos dias precedentes ao Natal.

A dança melhora a saúde cardiovascular, a flexibilidade e o equilíbrio, reduzindo o risco de quedas, além de trabalhar memórias afetivas ligadas a canções que marcaram as vidas dos mais velhos, trazendo alegria e nostalgia. Além dos benefícios físicos, a dança estimula também a produção de endorfinas, ajudando a aliviar a ansiedade e a depressão.

120 idosos dançaram e cantaram na presença de uma plateia composta por familiares, amigos e colaboradores do serviço. Durante quatro meses, eles prepararam cada detalhe das apresentações, da confecção dos figurinos, a escolha das músicas apresentadas e claro, a criação e ensaio das coreografias.

As coreografias, que atravessaram as décadas de 50 a 90, incluíram canções icônicas como "Agora Só Falta Você" de Rita Lee e os clássicos "Trem das Onze" e "Tiro ao Álvaro", ambos dos Demônios da Garoa, no segmento de música coral. Os dançarinos também recriaram momentos inesquecíveis do cinema com danças inspiradas em filmes como "Grease" e "Flashdance", além de homenagearem o Rei do Pop, Michael Jackson, ao relembrarem a coreografia de "Thriller". Aconteceram ainda exibições vibrantes de ritmos latinos e flamenco.

Hilda Gato de Freitas, 76, foi uma das dançarinas da noite e comentou a sensação deixada pelo evento: “Estou muito feliz, a noite foi muito gostosa, minha família amou e disseram que estava impecável, quero agradecer a todos que organizaram e participaram do evento, sem vocês nada disso seria possível, estou radiante, não consigo parar de assistir os vídeos, gratidão mil vezes.”

Elaine Cristina da Silva, gerente do NCI, não conteve a emoção ao falar sobre as apresentações. “Muita vida, muita saúde, muita energia, as famílias estavam em êxtase assistindo muito emocionados de ver ali seu pai, sua mãe, tia, avó ou amigo, se entregando em cada uma das coreografias. Obrigada a todos que estiveram presentes, foi uma noite memorável e com certeza inesquecível.”

Uma celebração a vida, a cultura popular e o resgate da memória afetiva tornaram o encontro num verdadeiro tributo à vitalidade e ao talento dos idosos, provando que a paixão pela dança não tem idade.

Núcleo de Convivência do Idoso

A rede socioassistencial da cidade conta com 91 NCIs, que totalizam mais de 13 mil vagas. Esses serviços promovem a interação e sociabilidade dos idosos através da convivência e atividades, além de oferecer proteção social aos mesmos.

collections
Galeria de imagens