Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
SAS Pirituba/Jaraguá realiza 2ª edição da SAS Mostra
Por: Suelyton Viana
Os serviços da Supervisão de Assistência Social (SAS) Pirituba/Jaraguá se reuniram na “2ª SAS Mostra”, evento em que funcionários e atendidos da rede socioassistencial da região celebram os feitos do ano e exibem produções artísticas.
A atividade aconteceu no Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) “Estrela do Amanhã” e teve como tema a ancestralidade negra e indígena, que está enraizada nos moradores da região.
O coordenador do CRAS Pirituba, Márcio de Bacchi, destacou o crescimento do evento e a união do território para fazê-lo possível. "A primeira [edição da SAS Mostra] foi um desafio, mas no final das contas teve bastante adesão. A gente não tinha experiência nenhuma e o CRAS de Pirituba junto com o CRAS de Jaraguá e o NPJ decidiu fazer, se juntou para fazer, deu certo, todos os serviços aderiram, então a gente resolveu colocar no nosso calendário anual."
Público se divertiu com as apresentações - Foto: Suelyton Viana/SMADS
A festa contou com apresentações musicais e teatrais, desfiles de roupas confeccionadas pelos integrantes dos serviços da rede, declamação de poesias e uma roda de conversa sobre ancestralidade. Ao mesmo tempo em que aconteciam as atividades, o público pode passear pelo espaço do CCInter e conhecer as obras em exposição, produzidas por cada serviço, como colagens, cartazes, quadros e ornamentos.
Ao todo, dez serviços da região dos jovens dos Centro para Crianças e Adolescentes (CCAs) aos senhores do Núcleo de Convivência de Idoso (NCI), uma centena de atendidos passaram pelo palco do CCInter, apresentando seu talento e homenageando suas raízes, sem deixar de lado as inspirações atuais.
Mural em homenagem as raízes indígenas do território - Foto: Suelyton Viana/SMADS
Joelma de Jesus visitou a Mostra pela primeira vez e ficou impressionada com a criatividade das obras expostas. “Eu moro aqui no Jaraguá há 25 anos e nunca tive a oportunidade de conhecer a aldeia. Hoje surgiu a oportunidade e achei bem interessante conhecer um pouquinho da cultura deles”.
Conexão, celebração e respeito, essas foram as sementes plantadas em um território diverso e cheio de potenciais a serem explorados. A 2ª SAS Mostra fincou as raízes para acontecer por muitos anos.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk