Subprefeitura Casa Verde

Sexta-feira, 8 de Novembro de 2024 | Horário: 15:00
Compartilhe:

Encerrada a SIPAT 2024 na Subprefeitura Casa Verde/Limão/Cachoeirinha

“Abra as portas para a segurança, Você é a chave” foi o mote da edição 2024



O evento foi aberto pelo Subprefeito Guaracy Fontes Monteiro Filho, juntamente com o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Antônio Carlos Rodrigues - e Marcelo Elias Costa, do CRECIPAS.  O Subprefeito destacou a importância da prevenção de acidentes dentro e fora da subprefeitura enquanto Rodrigues tratou de melhorias das condições de trabalho obtidas através do diálogo permanente com o gabinete.  Costa completou   falando da importância do trabalho e comprometimento dos cipeiros. Na SIPAT 2024, os organizadores focaram na saúde física e mental dos servidores e na prevenção de incêndios. 

Sérgio Rosa – servidor efetivo e com formação em educação física – lembrou a importância do combate ao sedentarismo, especialmente entre aqueles que permanecem sentados por muito tempo.  Recomendou a adoção de exercícios simples na rotina diária para o fortalecimento da panturrilha a fim de facilitar o retorno do sangue das pernas para o coração, prevenido varizes, trombose e até AVC. Sergio Rosa recomendou a inclusão de pausas para caminhar, mexer as pernas, elevar pernas   acima do nível do coração.

Conflito geracional, sabe o que é?

É provável que o problema sempre tenha existido, mas com certeza se intensificou com mudanças muito mais rápidas promovidas pelas novas tecnologias e formas de comunicação. A “conversa digitada” pode gerar equívocos. O uso de um emoji pode despertar reações diferentes. Quer um exemplo?  Para alguns, esse símbolo💀 pode indicar tristeza, mas para geração “Z” significa “morrer de rir”.

Gerações anteriores podem preferir uma comunicação mais formal, defendem o respeito à hierarquia. Os mais jovens preferem formas mais rápidas e diretas, uma gestão mais linear.   

  O mercado de trabalho mudou, é mais instável, exige cada vez mais atualizações e desenvolvimento de novas habilidades. Entre os servidores isso não é diferente. Apesar da estabilidade, os servidores públicos enfrentam mudanças nas políticas públicas e no próprio comportamento dos cidadãos.  O emprego de novas tecnologias, a necessária transparência e um tempo de resposta cada vez mais curto às necessidades dos cidadãos dependem da melhoria da comunicação, da proatividade e do trabalho afinado das equipes. É nesse ambiente que surgem os conflitos geracionais que podem afetar não só a produtividade, mas a saúde mental do indivíduo.

Em palestra na SIPAT, a psicóloga Carolina de Moura Grando, do Sindicato de dos Servidores Municipais de São Paulo - SINDSEP – explicou que a base do problema está no desprezo do conhecimento e da experiência do outro, não importa se a pessoa é jovem ou madura.  

O conflito pode levar à frustração, baixa produtividade, isolamento, casos de humilhação. Para Carolina Grando, não é preciso gostar, aderir ao estilo do outro. A consciência da existência de diferenças, o reconhecimento e valorização da história e da experiência do outro (independentemente da idade) e a solidariedade são formas de combater o problema   Qualquer tipo de humilhação e violência em razão de diferenças geracionais não podem ser aceitas.

Fogo X Extintores

Embora os incêndios sejam originados por três componentes básicos:  calor, combustível e oxigênio, o tipo de combate não é o mesmo e a água pode complicar ainda mais as coisas.  Quem fez o alerta foi o Engenheiro Ricardo Ferretti Cardoso – o Bombeiro Ferreti, último palestrante doa SIPAT 24. 

Bombeiro Educador pediu atenção à classificação e instruções presentes no corpo do extintor, antes de fazer uso dele.  Conheça as classes 

Água -usado para combater o fogo em papéis, tecido, madeiras, borracha e plásticos, Incêndios da Classe A, como são chamados.  São específicos para isso.  JAMAIS deve ser aplicado em casos que envolvam líquidos e gases inflamáveis ou equipamentos elétricos. 

Gás Carbônico (CO2) – é usado em combate por abafamento, eliminando o oxigênio do local. É indicado para Incêndios Classe B, que envolvem combustíveis, e Classe C – originado por equipamentos elétricos

Pó Químico BC – tem o mesmo objetivo do extintor de Gás Carbônico, mas atua por meio de reação química do bicarbonato de sódio.

Pó Químico ABC - ou de Fosfato Monoamônico é o mais versátil. Pode ser aplicado em qualquer tipo de incêndio, agindo por abafamento.

Espuma Mecânica – usada em incêndios das Classe A   e B, ou seja, fogo em papel, tecido, borracha, plástico, madeira ... em também em combustíveis.  Não é indicado em casos de equipamento elétrico.

A palestra teve ainda uma demonstração prática com extintor de pó químico. Quem passou pela experiência, descobriu que o extintor pode ser mais leve e fácil de se manusear do que se imagina

collections
Galeria de imagens