Subprefeitura Casa Verde

Terça-feira, 22 de Abril de 2025 | Horário: 15:19
Compartilhe:

Largo do Limão está de cara nova, virou ponto de encontro e ginástica

A imagem é uma colagem composta por sete fotos que mostram a transformação de um espaço urbano. Veja a descrição de cada uma delas, da esquerda para a direita, de cima para baixo:  1. Foto superior esquerda: mostra uma vala aberta com tubos de concreto sendo instalados no solo para obras de drenagem. Há terra vermelha e um pequeno acúmulo de água no fundo da vala. 2. Foto central superior: mostra um trecho de calçada nova com piso claro e caminho sinuoso entre árvores e vegetação. O local transmite sensação de cuidado e arborização.   3. Foto superior direita: mostra uma área ampla e pavimentada com mesas e cadeiras de madeira ao ar livre, sob a sombra de árvores grandes. Ao fundo, há comércios.   4. Foto inferior esquerda: destaca uma pérgola de madeira (estrutura vazada no alto) cercada por pequenos canteiros com plantas, além de equipamentos de ginástica pintados de amarelo e azul.   5. Foto inferior central: mostra outra pérgola semelhante com bancos e uma mesa redonda de concreto. Ao fundo, há um posto de gasolina e prédios altos.   6. Foto inferior direita: mostra um homem utilizando os aparelhos de ginástica ao lado de uma criança em um triciclo. Ambos estão sob outra pérgola de madeira. O ambiente tem aspecto limpo e acessível.

A obra demorou seis meses para ficar pronta. No meio do caminho  foi necessário acionar as concessionárias para  mudanças nas tubulações de água, gás e energia que passavam  por baixo da antiga via, transformada em área exclusiva de pedestres – um calçadão.  Esses desvios  alteraram  o cronograma e  – assim como a praça – também  foi ampliado.

Hoje, quem passa pelo local, não imagina  a extensão da área escavada. O novo piso é permeável  e a galeria de águas pluviais ganhou maior capacidade de escoamento  - para receber a água que desce pela avenida Deputado Emílio Carlos nos dias de chuva.  A praça que já possuía um pergolado, ganhou mais dois.  O paisagismo  foi revitalizado e as alamedas também ganharam novos bancos, de madeira e concreto.   A iluminação ainda será reforçada.  

A Praça Francisco D’Auria, popularmente chamada de Largo do Limão,  agora lembra até uma antiga música, “quem viu, não consegue reconhecer”. É espaço de encontro, ginástica,  comporta até pequenos eventos.   Dona Ana Santos não mora no bairro do limão, vista regularmente a sogra que mora na vizinhança e aprovou as mudanças. Disse que é sempre bom ter espaços assim perto de casa.  Incentiva a convivência com a vizinhança.

collections
Galeria de imagens