Controladoria Geral do Município

Exibindo 1 para 1 de 2
Sexta-feira, 23 de Maio de 2025 | Horário: 11:10
Compartilhe:

CGM-SP é escolhida para compor o Conselho Diretivo da RedeLAI

Reconhecimento reforça o protagonismo da Controladoria na promoção da transparência e do acesso à informação pública no Brasil

Foto: Kenzo Suzuki - Ascom/CGU

A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM-SP) foi oficialmente escolhida para integrar o Conselho Diretivo da Rede Nacional de Transparência e Acesso à Informação (RedeLAI). A confirmação ocorreu durante a 1ª Assembleia Geral da RedeLAI, realizada no dia 14 de maio, em encontro promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU). 

A eleição da CGM-SP para o Conselho Diretivo consolida o reconhecimento da sua atuação estratégica na promoção da transparência pública e na garantia do direito de acesso à informação no âmbito municipal. O Conselho é o órgão máximo de governança da RedeLAI e tem como função deliberar sobre diretrizes, prioridades e estratégias de fortalecimento da transparência no Brasil. 

Durante a assembleia, também foram apresentados os planos de ação para 2025, os Grupos de Trabalho ativos e o lançamento do Concurso de Boas Práticas em Transparência, que busca reconhecer iniciativas inovadoras no setor. 

Além da participação no Conselho, a CGM-SP integra o Grupo de Trabalho de Comunicação da Rede, responsável pela articulação, divulgação das ações e fortalecimento do diálogo entre os órgãos membros e a sociedade civil. A atuação nesse GT reforça o compromisso da CGM com a disseminação de informações claras, acessíveis e que promovam o controle social. 

Sobre a RedeLAI 

Criada em maio de 2024, a Rede Nacional de Transparência e Acesso à Informação (RedeLAI) reúne órgãos de controle dos três níveis federativos e entidades da sociedade civil para fortalecer a implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI) e consolidar uma cultura de transparência no país. 

A Rede promove a cooperação entre órgãos públicos e organizações da sociedade civil, estimulando o intercâmbio de boas práticas e o aprimoramento contínuo das políticas de acesso à informação. 

Atualmente, conta com 40 membros plenos e quatro membros colaboradores: a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a Transparência Brasil, a Open Knowledge Brasil e a Associação Fiquem Sabendo. 

 

collections
Galeria de imagens