Controladoria Geral do Município
Dia Nacional do Ouvidor é comemorado pela CGM e SMS
Na quarta, 19 de março, a Controladoria Geral do Município (CGM) e a Ouvidoria Geral celebraram o Dia Nacional do Ouvidor com o evento “Ouvidoria: Qualidade na escuta, excelência na gestão”. O evento teve o intuito de fomentar a cultura da melhoria contínua dos serviços prestados, mediante a escuta ativa das manifestações dos cidadãos sobre a prestação de serviços públicos. Para tanto, a celebração publiciza a Implementação de Programa de Acreditação, Integridade e Qualidade da Rede de Ouvidorias SUS.
FOTO: Vinicíus Castro CGM/ASCOM
A data também marcou a assinatura da portaria nº1/2025/CGM/SMS, que rege a criação do Curso de Capacitação Multidisciplinar para Avaliadores em Acreditação em Ouvidoria da Saúde, bem como o Comitê Consultivo Multidisciplinar à Acreditação, numa parceria entre CGM e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Compôs a mesa de abertura, Daniel Falcão, controlador geral do município, Dr. Luiz Carlos Zamarco, secretário municipal de saúde, Dra. Maria Lumena Balaben Sampaio, ouvidora geral do município de São Paulo e Felipe Teixeira Hudson, diretor de ouvidoria e defesa do usuário do serviço público do Estado de São Paulo.
Em sua fala, Falcão discorre do sucesso do plano de ação feito pela prefeitura após a emissão dos relatórios da Ouvidoria Geral do Município, enaltecendo também ouvidores da saúde e sua equipe da ouvidoria. “Quero destacar o trabalho incansável que a ouvidoria faz, que a Lumena e seus comandados lideram com servidores, estagiários e auditores que fazem um trabalho bacana. Espero que consigamos ampliar e entregar um trabalho ainda melhor. O Estado está aqui reconhecendo nosso trabalho, a Secretaria da Saúde está aqui reconhecendo nosso trabalho, então, a Ouvidoria Geral do Município está de parabéns, vocês são espetaculares”.
Secretário Zamarco, destaca a qualidade de atendimento à população e cita a Ouvidoria como um canal de extrema importância “... o investimento não foi só criar novos equipamentos, foi investir na nossa qualidade de atendimento para nossa população e para trazer qualidade. É importante a gente ter um canal de comunicação aberto, porque quem vai fazer a validação do nosso trabalho, se nós estamos correspondendo às expectativas, é a população que vai falar se nós estamos atendendo a sua necessidade. A Ouvidora é um canal muito importante, que faz essa comunicação e que traz essa avaliação”.
Felipe Teixeira exalta a atividade do ouvidor nos tempos de hoje - caótico, “...é uma profissão que despende tempo para ouvir, escutar e acolher alguém, uma profissão que deve ser muito respeitada e muito exaltada”.
A ouvidora Lumena ressalta a viabilização e valorização nos serviços públicos municipais: “é importantíssimo que a alta gestão, de fato, viabilize o trabalho técnico, e o que nós vamos apresentar hoje com o tema, qualidade na escuta, excelência na gestão, exatamente uni essas duas pontas. Nós que estamos em ouvidora no serviço público temos esse DNA da escuta do cidadão. Portanto, é importante dar consequência a tudo aquilo que nos é trazido, sendo que a consequência é a entrega para a gestão de mecanismos e formas para que cada vez mais possamos valorizar o servidor e valorizar a prestação de serviços públicos municipais”.
A programação contou com palestra ministrada pelo Dr. Raphael Einsfeld Simões Ferreira, coordenador da graduação em Medicina e dos Programas de Residência Médica do Centro Universitário São Camilo, e encerrando o evento, a mesa de debate “Dimensões do programa de Acreditação” que perpassou os temas que abrange e fundamenta a nova portaria.
Assista o evento na íntegra pelo youtube no canal @cgmsaopaulo.
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19/03/2025 |Evento: Ouvidoria-Qualidade na escuta, excelência na gestão.
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