Controladoria Geral do Município
CGM e SMDU realizam oficina sobre Catálogo Municipal de Base de Dados
A Controladoria Geral do Município (CGM), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), promoveu em 27 de fevereiro, no Cine Olido, uma oficina para servidores públicos municipais sobre o Catálogo Municipal de Base de Dados (CMBD). O objetivo do encontro foi apresentar a metodologia e o cronograma de construção do CMBD. De acordo com o cronograma apresentado, o Catálogo Municipal de Bases de Dados deverá estar disponível em 22 de julho deste ano.
A criação do Catálogo é uma das novas exigências do Decreto Municipal nº 54.779/2014, que alterou o Decreto Municipal nº 53.623/2012, responsável por regulamentar a Lei de Acesso à Informação (LAI) no município. A medida visa disponibilizar para toda a sociedade a relação de bases de dados e informações detidas pelas Unidades da PMSP, permitindo ao cidadão conhecer, detalhadamente, o acervo de dados produzidos pela Administração Municipal.
Com a disponibilização do Catálogo, o acesso a informações será mais eficaz, uma vez que os cidadãos poderão fazer solicitações mais precisas à Administração Municipal. Além disso, os gestores públicos poderão desenvolver ações de transparência ativa com mais facilidade, pois terão suas bases de dados mais organizadas.
Segundo o novo decreto, a CGM, representada pela Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI), e a SMDU, por meio do Departamento de Produção e Análise da Informação (DEINFO), são responsáveis pela implementação do CMBD.
Para ministrar a oficina de 27 de fevereiro estiveram presentes o Coordenador da Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI/CGM), Fabiano Angélico, o Especialista de Desenvolvimento Urbano (SMDU), Silvio Cesar Lima Ribeiro, e o Diretor do Departamento de Produção e Análise da Informação (DEINFO/SMDU), Thomas Cortez Wissenbach. Estiveram presentes cerca de 70 servidores, representando Subprefeituras, Secretarias e entidades da Administração Indireta. Em abril serão realizadas novos encontros com os servidores responsáveis pelo levantamento de informações em suas Unidades.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk