Controladoria Geral do Município

Terça-feira, 19 de Dezembro de 2023 | Horário: 10:07
Compartilhe:

Projeto Estudantes em Ação distribui mais de 140 mil reais em prêmios para escolas municipais e grêmios estudantis

O projeto teve o objetivo de promover cidadania e ações transformadoras no contexto escolar

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Controladoria Geral do Município e da Secretaria Municipal de Educação, premiou as 10 escolas melhores classificadas na primeira edição do Projeto Estudantes em Ação, uma iniciativa que incentivou professores, estudantes e toda a comunidade escolar no desenvolvimento de práticas para promover ações transformadoras no contexto escolar, baseadas no exercício da cidadania ativa, da participação social, do controle social, dos direitos humanos e da cultura da paz e coletividade .

A primeira colocada recebeu R$ 30 mil reais e a décima, R$ 5 mil reais. Já os Grêmios Estudantis receberam prêmios entre R$ 3 mil e R$ 8 mil reais. Os estudantes do Time vencedor também terão a oportunidade de participar da ação “Um dia de Prefeito”. Eles visitarão o Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, em 2024, e participarão de atividades especiais, com o objetivo de aprender sobre o trabalho do executivo de forma prática e didática.

O evento de premiação contou com a presença do Controlador Geral do Município, Daniel Falcão, e do Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula. A mesa de abertura também foi composta pela Chefe de Gabinete e Corregedora Geral do Município, Thalita Abdala Aris, pela Coordenadora de Defesa do Usuário do Serviço Público, Marília Barbour e pela Assessora de Articulação com as Diretorias Regionais de Educação, Sueli Mondini.

Em sua fala o Controlador enfatizou a importância do Projeto: “Foi um processo rico de aprendizagem. 82 professores e mais de 1200 estudantes participaram efetivamente das atividades. O que demonstra o sucesso desta primeira edição. Para 2024, já estamos preparando a 2ª edição. Que tenha tanto êxito como a edição que finalizamos hoje”

Já o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, agradeceu a parceria com a CGM e a valorização dos grêmios estudantis e revelou novidades para o próximo ano. “As eleições para o grêmio estudantil contarão com o uso de urnas eletrônicas, respeitando todos os processos eleitorais.”

Atividades do Projeto

74 escolas e seus respectivos grêmios estudantis se inscreveram no projeto. 42 equipes foram selecionadas, contemplando todas as Diretorias Regionais de Educação, como determinava o edital de seleção. Desde agosto, as equipes selecionadas participaram de quatro atividades: oficina para professores orientadores, tarefa especial, auditoria cívica e desafio.

Na primeira etapa, os professores passaram por uma atividade de capacitação para apresentação de conceitos, metodologia e as orientações para a realização de todas as atividades previstas no projeto. A segunda etapa do projeto foi a tarefa especial, uma atividade de curta duração, realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Fazenda e que consistiu na participação em oficina expositiva sobre os pilares da educação fiscal e o ciclo orçamentário e na avaliação de propostas eleitas pela população no processo participativo municipal “Orçamento Cidadão”.

A terceira etapa, denominada auditoria cívica, resultou na realização de uma atividade de percepção do ambiente e das ações da escola. Para cumprir seus requisitos, a auditoria cívica teve que ser executada de maneira coletiva pelos estudantes, com o preenchimento de formulários que puderam detectar problemas passíveis de correção e possíveis melhorias nas escolas.

A quarta e última etapa, o desafio, consistiu na realização de um projeto que abordou as temáticas de controle social, transparência pública, voluntariado, construção de valores de combate a corrupção, melhoria do ambiente escolar e educação fiscal ou financeira. O desafio foi dividido em duas etapas: planejamento e execução/entrega dos resultados.

Após análise das atividades, o Projeto Estudantes em Ação premiou as seguintes escolas e seus projetos:

1ª COLOCADA – EMEF PROFESSOR FRANCISCO DA SILVEIRA BUENO: Ação de revitalização do entorno da escola. A ação contou com campanha de limpeza, grafite e apresentações culturais (rap, hip hop e poesia). A escola também elaborou um abaixo-assinado para revitalização das calçadas da unidade escolar.
2ª COLOCADA – EMEF SÓCRATES BRASILEIRO SAMPAIO DE SOUSA VIEIRA DE OLIVEIRA: Ação de revitalização da praça ao lado da escola, com mutirões para limpeza e corte de mato, plantio de flores e plantas diversas, manutenção dos bancos e instalação de lixeiras ecológicas.
3ª COLOCADA – EMEF FAZENDA DA JUTA: Ação de conscientização da comunidade quanto às verbas recebidas pela escola (de onde vem e como são gastas). A escola elaborou uma peça teatral para sensibilização sobre o tema.
4ª COLOCADA – EMEF CONSTELAÇÃO DO ÍNDIO: Ação de conscientização sobre a importância da reciclagem, incluindo a instalação de lixeiras de coleta seletiva e de orgânicos. A escola também realizou a manutenção dos banheiros e dos ventiladores e instalou um mural da transparência para prestação de contas.
5ª COLOCADA – EMEF VILA MUNCK: Ação conjunta de limpeza, restauração e conservação do espaço da horta e instalação de um sistema de irrigação inteligente.
6ª COLOCADA – EMEF DAMA ENTRE RIOS VERDES: Realização do “Dia D” de limpeza do entorno da escola e ação de conscientização para que o local permaneça limpo.
7ª COLOCADA – EMEF MARCOS MÉLEGA: Campanha de conscientização quanto ao uso do patrimônio público, envolvendo placas físicas, postagens nas redes sociais e entrevistas/conversas com membros da comunidade escolar.
8ª COLOCADA – EMEF DESEMBARGADOR MANOEL CARLOS DE FIGUEIREDO FERRAZ: Projeto de horta através da compostagem.
9ª COLOCADA – EMEF JOÃO DOMINGUES SAMPAIO: Ação de conscientização sobre a limpeza da escola com a criação de uma gincana.
10ª COLOCADA – EMEF JOÃO RIBEIRO DE BARROS: Revitalização de um espaço ocioso para transformá-lo em um local de convivência (confecção de grafites, pintura e adequação do piso com atividades lúdicas e instalação de bancos e floreiras.

Texto: Matheus Henrique (com supervisão de Liliane Rossi)

collections
Galeria de imagens