Secretaria Municipal de Cultura

Projetos e Parcerias

Projetos

A cidade de São Paulo e sua arquitetura. Projeto aprovado pelo Programa de Políticas Públicas da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. O projeto foi coordenado pelo Prof. Dr. Nestor Goulart Reis Filho, tendo como Instituição Parceira a Divisão do Arquivo Histórico, Departamento do Patrimônio Histórico, Secretaria Municipal de Cultura.
1ª fase: de março a agosto de 2007
2ª fase: de maio de 2008 a maio de 2010
Objetivos: tratamento arquivístico (descrição documental em catálogo informatizado, reprodução fotográfica e digital) de 70.000 documentos das Séries das Edificações Particulares e o Fundo Particular Severo e Villares, com o intuito de facilitar a sua consulta e preservação. 

Inventário dos espaços de sociabilidade cinematográfica da cidade de São Paulo (1895-1929). Projeto realizado através de bolsa de Pós Doutorado Sênior concedida ao pesquisador José Inácio de Melo Souza, sob a supervisão da Profª. Drª.  Maria Sampaio Bonafé, Chefe da Seção Técnica de Difusão Cultural do Arquivo Histórico Municipal. Foi firmado um protocolo de cooperação técnica entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e o Departamento do Patrimônio Histórico – DPH.
de outubro de 2008 a outubro de 2010
Objetivos: sistematizar o conhecimento sobre o patrimônio urbano da cidade de São Paulo voltado para os espaços de sociabilidade pública em torno de projeções cinematográficas (bares, botequins, confeitarias, teatros, cinemas, escolas, orfanatos, etc). Descrição destes espaços e divulgação por meio eletrônico.

Da relíquia ao virtual - organização do núcleo de fotografias do Arquivo Histórico. Projeto subsidiado pelo Programa de apoyo al desarrollo de archivos iberoamericanos (Programa ADAI)
de julho de 2008 a janeiro de 2009
Objetivos: preservar a memória fotográfica da administração pública da cidade de São Paulo, sob a guarda do Arquivo Histórico Municipal; criar condições de armazenamento específico para as fotografias pertencentes aos fundos documentais do acervo do AHM, adquirindo equipamentos e mobiliário adequados; agilizar a consulta às fotografias existentes criando sistema catalográfico e oferecendo visibilidade prévia às imagens (via digital); agilizar a obtenção de cópias às fotografias existentes desenvolvendo banco de imagens digitais com identificação resumida; fomentar a memória visual da municipalidade implementando práticas de veiculação de informações

Organização do Acervo Arquivístico do Departamento de Cultura
de agosto de 2007 a fevereiro de 2008
Objetivos: Higienização, identificação, acondicionamento e inserção em banco de dados de 2100 processos, envolvendo 200.000 documentos/folhas, realizados pela empresa GIS, Gestão Integrada em Negócios e Serviços, com verba do Departamento do Patrimônio Histórico / Secretaria Municipal de Cultura / PMSP.

Conservação de Atas da Câmara Municipal (1911 a 1926)
de setembro a dezembro de 2007
Objetivos: higienização, consolidação do suporte e encadernação de 42 volumes, realizados pela empresa Papel e Natureza, com verba do Departamento do Patrimônio Histórico / Secretaria Municipal de Cultura / PMSP.

Arquivo Histórico Municipal Avaliação dos ambientes das coleções
novembro de 2007
Objetivo: Avaliação dos ambientes das coleções do Arquivo Histórico, na sua Sede, o Edifício Ramos de Azevedo, com vistas à melhoria das suas condições de preservação, levando em consideração a inter-relação entre o ambiente físico onde as coleções estão depositadas e expostas e as formas de gerenciamento e uso das mesmas. O trabalho foi realizado com o objetivo de identificar situações problemáticas, definir prioridades de intervenção e indicar soluções técnicas e de gerenciamento. O projeto foi realizado pela  Empresa ROBERTO THOMPSON MOTTA ARQUITETO LTDA, com a consultoria da Arquiteta Cláudia Carvalho, com verba do Departamento do Patrimônio Histórico / Secretaria Municipal de Cultura / PMSP.

Programa de capacitação: guarda, organização e difusão do Patrimônio Documental
de junho a outubro de 2007
Aprovado pelo Programa de Preservação do Patrimônio Histórico Urbano - Programa Monumenta/Atividades Concorrentes - UNESCO. O Proponente foi o Núcleo de Participação Local Pátio do Colégio - Boa Vista.  Objetivos: refletir sobre o lugar da memória na construção da sociedade atual e sobre os desafios do trabalho de preservação, divulgação e reapropriação do patrimônio cultural; informar sobre as formas institucionais, públicas e privadas, de guarda da memória; discutir conceitos atualizados de preservação, organização, tratamento e divulgação de acervos documentais; capacitar o funcionário para atividades típicas de constituição e processamento técnico dos acervos de arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação. Realização de cinco módulos voltados para a capacitação dos funcionários do Arquivo Histórico e demais funcionários da Secretaria Municipal de Cultura que atuem na área de preservação de acervos e integrantes das Comissões Setoriais de Avaliação de Documentos das Secretarias e Autarquias Municipais. 

Restauração da documentação dos cemitérios públicos de São Paulo (1858 a 1941). 
Apoiado pelo Programa Caixa Econômica Federal de Adoção de Entidades Culturais. O Proponente foi o Núcleo de Participação Local Pátio do Colégio - Boa Vista
de setembro de 2006 a setembro de 2007
Objetivos: apoio financeiro para a consolidação do suporte em papel e encadernação de 110 livros de registros de sepultamento dos cemitérios municipais de São Paulo, retardando, desta forma, o processo de degradação. O objetivo é salvaguardar as informações neles contidas para espera de posterior informatização. 

Diagnóstico do acervo de plantas do Arquivo Histórico Municipal 
setembro de 2006
Objetivos: diagnóstico de acervo de plantas para definição de parâmetros de tratamento e elaboração de projeto. Sob a coordenação de Ingrid Beck, com verba do Departamento do Patrimônio Histórico / Secretaria Municipal de Cultura / PMSP.

VITAE - Apoio à cultura, educação e promoção social
Em 2005, a VITAE patrocinou o projeto “Acondicionamento das Atas da Câmara de Santo André da Borda do Campo e São Paulo 1555-1824”: Além dos 8.000 documentos manuscritos previstos no projeto inicial, foram acondicionados outros 3.000 pertencentes à coleção Registro Geral da Câmara de São Paulo (1583-1837). 

FAPESP - Políticas Públicas – 1ª. Fase
Em 2002, foi realizada a informatização de parte dos registros de sepultamento dos livros do cemitério da Consolação. 

FAPESP - Infra IV e V
Em 1999, a FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, através do projeto INFRA-IV financiou a aquisição de equipamentos e materiais para o Laboratório de Restauro e Encadernação e, em 2001, através do projeto INFRA-V, financiou a compra de equipamentos e contratação de serviços para processamento técnico e acondicionamento de documentos.


Parcerias
de 2000 a 2011
Dicionário de ruas. Termo de Colaboração Secretaria Municipal de Cultura/Departamento do Patrimônio Histórico com a Empresa PLAMARC Ltda para a manutenção e disponibilização das informações mais relevantes do banco de dados da Seção de Denominação de Logradouros no site: www.dicionarioderuas.prefeitura.sp.gov.br

Cópias digitalizadas dos registros de sepultamento do Serviço Funerário Municipal
de fevereiro de 2008 a março de 2011
O projeto é uma parceria com a Associação Brasileira da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Objetivo: Digitalizar 332 livros constituintes do Grupo Serviço Funerário Municipal de São Paulo, abrangendo os registros de inumação de treze cemitérios municipais: Consolação, Araçá, Brás, São Paulo, Vila Mariana, Santana, Santo Amaro, Freguesia do Ó, Ordem Terceira do Carmo, Lajeado, São Miguel, Lapa e Penha

Logotipo para o Arquivo Histórico Municipal 
de setembro de 2006 a dezembro de 2007
Objetivo: elaboração e doação de logotipo para o Centenário do Arquivo Histórico, pela artista plástica Maria Bonomi.