Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
“CENTRÔ!” apresenta 12 atrações pela região central na sexta (28) e sábado (29)

Foto da atração “Calefação Tropicaos”. (Foto: Divulgação)
São Paulo, 27 de março de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, reúne atrações de música e circo no projeto “CENTRÔ!” desta sexta (28) e sábado (29), ocupando o Hall do Theatro Municipal, Largo do Café, Rua Quinze de Novembro e Praça Antônio Prado, no Centro Histórico de São Paulo.
A novidade desta semana é a estreia da Rua Quinze de Novembro no projeto, logradouro conhecido por sediar o prédio da Bolsa de Valores de São Paulo. Por lá, são esperadas duas programações musicais: a moda de viola do Quarteto Raiz e a música nordestina do Sanfonada, às 12h e 13h, respectivamente.
Após rodarem as Praças Antônio Prado e Patriarca, o grupo de música instrumental brasileiro Quarteto em Dó Machado e o “POIN & Circo”, da Cia. Cabelo de Maria, chegam ao Largo do Café no dia 28 de março. A orquestra com foco no choro e samba se apresenta às 12h, e os números musicais e circenses do “POIN” também prometem animar o público logo em seguida, às 13h, ainda em celebração ao Dia Mundial do Circo, comemorado em 27 de março.
Foto da atração “Quarteto Sonoros”. (Foto: Divulgação)
No Hall do Theatro Municipal, o Ensemble FTM apresenta o seu concerto relembrando clássicos da Música Popular Brasileira às 12h e às 13h na sexta-feira (28). No sábado (29), o Quarteto Sonoros, composto por alunos da Escola de Música da Fundação, traz uma seleção musical especial ao público que “transcende o tempo e o espaço”, também às 12h e às 13h.
Para fechar com chave de ouro o último “CENTRÔ!” do mês de março, a Praça Antônio Prado recebe no dia 28 a banda de blues e rock saudosista “Fizz Jazz”, às 12h, e a intervenção “Ciranda das Gêmeas Dias e a Trupe Cirandá”, às 13h, levando números circenses, rodas de dança, poesias e música para perto dos espectadores, que também participam do espetáculo.
Dia 29 de março têm programações das 12h às 19h30: entre teatro, com os “Ciclistas Bonequeiros”, às 12h; show de samba às 13h, com clássicos do gênero e autorais de Robson Capela; a festa “Calefação Tropicaos”, dos DJs Pita Uchôa e Carol Mali, às 15h e às 17h30; e o intercâmbio cultural pela cultura jamaicana envolvendo canto, dança, DJ e artes visuais da “Fresh!” às 17h30 e às 19h30.
“CENTRÔ!”
Lançado no dia 14 de março, o “CENTRÔ!” já tem programação confirmada até o dia 5 de abril.
O projeto, que leva programação cultural gratuita semanalmente às ruas e praças do Centro de São Paulo, vai ocorrer regularmente e visa celebrar a arte de rua, impulsionando o desenvolvimento técnico e profissional de artistas locais e levando mais democratização do acesso à cultura por meio de intervenções itinerantes em pontos icônicos do centro histórico, nas varandas e calçadas. Assim, tais lugares ganham um novo significado, transformando-os em palcos públicos.
Com foco nos artistas de rua, a programação reúne teatro, circo, música e diversas linguagens para a dinâmica das ruas, oferecendo novas experiências aos munícipes. As intervenções acontecem às sextas e sábados, em diferentes horários, transformando o centro histórico em um circuito de descobertas artísticas.
A agenda dos equipamentos culturais municipais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa está disponível nas redes sociais e no site.
Serviço:
CENTRÔ!
Intervenção Artística
Dias: 28 e 29 de março
Horários: das 12h às 19h30
Locais:
Largo do Café - Centro Histórico de São Paulo (CEP: 01010-001)
Praça Antonio Prado - Centro Histórico de São Paulo (CEP: 01010-001)
Hall do Theatro Municipal - Praça Ramos de Azevedo, s/n - República, São Paulo - SP, 01037-010
Rua Quinze de Novembro - Sé (CEP: 13800-185)
DIA 28/03
Ensemble FTM
Música, Livre
O Ensemble FTM, criado em 2018, é composto por músicos experientes do Theatro Municipal de São Paulo. O grupo se dedica à pesquisa de novos repertórios e arranjos, explorando possibilidades sonoras para instrumentos clássicos a partir da música popular brasileira do século XX. Suas apresentações, muitas vezes em formato de concertos didáticos, ocorrem em diversos espaços culturais da cidade, como a Sala do Conservatório, bibliotecas e centros culturais.
28/03, 12h e 13h - Hall do Theatro Municipal
Fizz Jazz
Música, Livre
A Fizz Jazz é uma swing band ao estilo de New Orleans do início do século XX. Os shows da Fizz Jazz passam por toda a primeira metade do Século XX através de temas clássicos, dos blues às origens do Rock’n Roll, em que a banda conta histórias e curiosidades de
maneira descontraída.
28/03, 12h - Praça Antonio Prado, Centro
Quarteto em Dó Machado
Música, Livre
Quarteto em Dó Machado é um grupo de música instrumental brasileira, com foco no choro, passeando por outros ritmos como samba, valsa, bossa-nova, polca e maxixe. Formado por Mário Machado (clarinete), Bruno Vieira (violão de 7 cordas), Leo Matheus (cavaquinho) e Beto Araújo (pandeiro).
28/3, 12h - Largo do Café, Centro
Quarteto Raiz
Música, Livre
O projeto Quarteto Raiz nasce com a missão de levar a sonoridade autêntica da moda de viola para as ruas de São Paulo. Inspirado na riqueza da música caipira, o grupo realiza um cortejo musical que celebra as tradições rurais e a cultura popular brasileira. Com um formato itinerante, a roda de viola percorre espaços públicos, levando consigo a essência da viola caipira e a energia contagiante das mini orquestras de violeiros.
28/3, 12h - R. Quinze de Novembro, 194, Centro
Sanfonada
Música, Livre
O cortejo Sanfonada, realizado pela Cia Chegança, celebra a força e a tradição da música nordestina, trazendo para as ruas e palcos a energia vibrante do forró, do xaxado e da música pé de serra. Com uma formação composta por quatro sanfoneiros, o grupo une a cadência da zabumba, a sonoridade marcante do triângulo e a melodia envolvente das rabecas, proporcionando ao público uma experiência única de imersão na cultura popular nordestina.
28/03, 13h - R. Quinze de Novembro, 194, Centro
Ciranda das Gêmeas Dias e a Trupe Cirandá
Intervenção, Livre
No picadeiro redondo, somos movimento perpétuo, a roda que gira e convida a todos para entrar, sentir e deixar-se levar pela sinfonia da vida, da arte e da tradição. O espetáculo é um misto de música, poesia, performance circense e dança de roda, e nos convida a mergulhar na maravilha que é quando damos as mãos em círculo e nos olhamos nos olhos enquanto dançamos.
28/3, 13h - Praça Antonio Prado, Centro
POIN
Intervenção, Livre
A POIN é um trabalho paralelo dos integrantes da cia cabelo de maria: um septeto formado por músicos que tocam violão, acordeon, flauta, violino, sousafone e percussão e que tem como principal característica a interatividade com o público, que é incluído de diferentes formas em todos os números musicais instrumentais apresentados.
28/3, 13h - Largo do Café, Centro
DIA 29/03
Quarteto Sonoros - Alunos da EMM
Música, Livre
Esta seleção musical transcende o tempo e o espaço, conectando audiências a emoções profundas e narrativas inesquecíveis. Cada peça apresentada carrega um significado único, unindo melodia e história de maneira sublime. Reconhecida como uma das instituições de ensino musical mais destacadas da América Latina, a Escola de Música de São Paulo se destaca na formação de músicos e na preservação da cultura musical.
29/03, 12h e 13h - Hall do Theatro Municipal
Ciclistas Bonequeiros
Intervenção, Livre
O grupo "Ciclistas Bonequeiros" foi fundado em 2010 por um coletivo de artistas e educadores apaixonados por bicicletas e teatro de bonecos. O objetivo era combinar a paixão pela arte de rua com a mobilidade sustentável e a educação ambiental. Tudo começou com um caixote de feira e logo depois o grupo concretizou-se em uma séria pesquisa sobre o teatro lambe-lambe.
29/3, 12h - Praça Antônio Prado, Centro
Robson Capela
Música, Livre
Robson Capela apresenta sambas autorais, compostos em sua trajetória sambistica, onde permite um passeio as origens, parcerias, passagens e temas cotidianos no formato de samba tradicional com obras gravadas por grandes personalidades e bandas: Leci Brandão, Demônios da Garoa, Clube do Balanço , Banda Sandália de Prata , Deolindo, Carlão Maneiro, entre outros...
29/3, 13h - Praça Antônio Prado, Centro
Calefação Tropicaos
Festa, Livre
Calefação Tropicaos é uma festa itinerante criada pelos DJs Pita Uchôa e Carol Mali, que ocorre em São Paulo desde 2010. Com foco na cultura e música brasileira, a festa inspira-se no movimento antropofágico, combinando o caos urbano e a diversidade cultural do país, misturando estilos da tropicália ao forró, criando um espaço vibrante para dança e celebração.
29/3, 15h às 17h30 - Praça Antônio Prado, Centro
Fresh! Dancehall
Música, Livre
A Fresh! Dancehall busca enaltecer narrativas musicais oriundas da Jamaica e que se difundem em São Paulo por conta das semelhanças sociais e culturais, costurando elementos essenciais como o canto, a dança, o DJ, o dubplate, o entretenimento e a estética visual. Desde 2010, a Fresh! já promoveu inúmeros intercâmbios culturais através de seus eventos, trazendo ao Brasil artistas da Jamaica como Sister Carol, King Jammy, Screechy Dan, Derrick Parker, entre outros.
29/3, 17h30 às 19h30 - Praça Antônio Prado, Centro
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk