Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Xilogravura na Biblioteca
Xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre o papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo.
É uma técnica em que se entalha na madeira, com ajuda de um instrumento cortante, a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Após este procedimento, usa-se um rolo de borracha embebida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura. Entre as suas variações do suporte pode-se gravar em linóleo (linoleogravura) ou qualquer outra superfície plana. Além de variações dentro da técnica, como a "xilogravura de topo".
Veja os trabalhos produzidos no ateliê de xilogravura da Biblioteca Temática de Cultura Popular Belmonte, de janeiro a dezembro de 2008. Coordenação da oficina de Xilogravura por Valter Eduardo
Impressões: 14 xilogravuras em papel Rives 180 grs em uma pasta em papel Kraft 420 grs
Participantes:
- Andréia Anjos
- Fernando Sousa Rodrigues
- Irael Dias
- José Lourenço
- Luciane Ap. Miranda
- Marco Baká
- Pedro Hungria Cabral
Agradecimentos: A todos que gentilmente se dispuseram a empregar sua energia para que esse trabalho acontecesse: Ateliê Piratininga, Ana, Dorinha, Estúdio Diálogo, Ernesto Bonato, Valdirene Gomes e a todos os funcionários da Biblioteca.