Secretaria Municipal de Cultura
BIOGRAFIA DO PATRONO AFFONSO TAUNAY
Affonso d’Escragnolle Taunay, filho do Visconde de Taunay, nasceu em 11 de julho de 1876 em Florianópolis, Santa Catarina. Em 1900 formou-se em engenharia civil, mas dedicou-se aos estudos de historiografia e nesta área consagrou-se mestre do bandeirismo paulista e do período colonial brasileiro. Como engenheiro foi professor da Escola Politécnica da USP e posteriormente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da mesma universidade.
Ocupou diversos cargos públicos e em 1945 recebeu o título de Servidor Emérito do Estado de São Paulo. Integrou o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, o Instituto Histórico de São Paulo, a Academia Paulista de Letras, a Academia Brasileira de Letras, a Academia Portuguesa de História e foi sócio correspondente de institutos históricos estaduais. Atuou como ensaísta, biógrafo, romancista, tradutor e lexicógrafo.
Faleceu em 20 de março de 1958.
Algumas obras de Affonso Taunay: História: São Paulo nos primeiros anos (1920); Escritores coloniais (1925); História geral das bandeiras paulistas – obra em 7 volumes (1924-1950); História do café no Brasil (1929-1941); A retirada da Laguna : em quadrinhos; São Paulo nos primeiros anos : ensaio de reconstituição social : São Paulo no século XVI : história da Vila Piratiningana; Zoologia fantastica do Brasil, Século XVI e XVII.