Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

BIOGRAFIA DO PATRONO RAIMUNDO DE MENEZES

Raimundo de Menezes
Raimundo Alvaro de Menezes nasceu em Fortaleza, capital do Ceará, em 05  de março de 1903. Intelectual, foi advogado, jornalista, dicionarista, enciclopedista e escritor, tendo por 13 anos presidido a União Brasileira de Escritores (UBE) entre 1967 e 1980.

Trabalhou em vários cargos, de revisor a redator-chefe. Iniciou sua carreira literária com o livro Outras terras e outras gentes, resultado de uma viagem à Europa.

Em São Paulo, foi nomeado delegado de polícia e, na Revolução Constitucionalista, foi designado a trabalhar em Santos. Presidiu por vários anos a União Brasileira de Escritores e recebeu prêmios da Academia Brasileira de Letras, do Ministério da Educação e Cultura, da Câmara Brasileira do Livro e do Pen-Clube de São Paulo por suas obras.

Foi diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de São Paulo e membro da Academia Paulista de Letras. Em 1969, sucede o então “Príncipe dos Poetas Brasileiros”, Guilherme de Almeida em sua Cadeira nº 22 da Academia Paulista de Letras (APL).

Livros de Raimundo de Menezes

Raimundo de Menezes escreveu, entre outras obras, Escritores na intimidade, Aconteceu no velho São Paulo, Emílio de Menezes, o último Boêmio, Coisas que o tempo levou: cronicas historicas da Fortaleza antiga e História pitoresca de quarenta cadeiras. Faleceu em São Paulo em 14 de janeiro de 1984, aos 80 anos de idade

 

logo SMB

Raimundo de Menezes