Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Feira Literária Infantil na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas e a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, realizarão no período de 24 a 26 de abril, sua primeira Festa Literária em homenagem ao aniversário do patrono da biblioteca, o escritor Monteiro Lobato (18/04) e ao Dia Mundial do Livro (23/04). O evento promete ser um acontecimento para os amantes da literatura, reunindo renomados escritores, música, literatura e muita história.
A programação contará com a presença ilustre dos escritores Pedro Bandeira, Eva Furnari e Ilan Brenman, que trarão suas histórias e experiências para compartilhar com o público, sob a mediação do talentoso Giba Pedroza, os participantes poderão ouvir as perspectivas desses autores queridos e mergulhar em discussões enriquecedoras sobre literatura infanto-juvenil.
Além dos encontros com os escritores, a festa terá contação de histórias que irão encantar crianças e adultos, transportando todos para mundos mágicos e cheios de imaginação. O evento também contará com um show musical vibrante e um sarau que trará muita poesia e música aos amantes da literatura, proporcionando uma celebração completa da palavra falada e cantada.
Um dos destaques do evento será o cortejo incrível, que percorrerá as dependências da biblioteca com canções e contos populares, criando uma atmosfera festiva e interativa que convidará todos a participarem ativamente dessa celebração literária.
A festa literária na Biblioteca Infantijuvenil Monteiro Lobato é uma oportunidade imperdível para celebrar o legado de um dos maiores ícones da literatura brasileira e promover o amor pelos livros. Venha celebrar a literatura, alegrar-se com as histórias e compartilhar momentos mágicos conosco! Esperamos por você!
A Biblioteca da minha infância
Mediador: Giba Pedroza
O projeto "Biblioteca da Minha Infância" traz uma conversa com autores e autoras da literatura infantil sobre suas infâncias e suas primeiras relações com os livros, com a leitura e a oralidade. É um passeio sobre as infâncias e de como essas memórias afetivas permeiam as suas obras. Os relatos são previamente contados para o mediador que os transforma em textos de prosa poética. A partir daí são contadas as histórias em tons de humor, poesia e invenção. Classificação indicativa: Livre - Adultos. Duração: 60 minutos.
Com Pedro Bandeira
Dia 24 de abril às 10h30
Com Ilan Brenman
Dia 25 de abril às 10h30
Com Eva Furnari
Dia 26 de abril às 10h30
Cortejo de Cultura Popular
Cordel Cantante
Convidamos o público para participar de um lindo cortejo passeando por estações onde alguns momentos da nossa linda cultura popular são relembrados por meio da linguagem do Cordel, um gênero literário que se tornou patrimônio cultural imaterial brasileiro, em 2018. Apresentaremos personagens icônicos como o boi-bumbá, a burrinha e os bonecões por meio de leituras, cantigas, dramatizações e coreografias. A partir desta perspectiva, pretendemos valorizar tal integração entre essas personagens e o Cordel, uma poesia que acolhe leitores pelo seu ritmo e leveza. Proporcionando ao público perceber a importância do Cordel e sua diversidade cultural. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 45 minutos.
Dias 24, 25 e 26 de abril às 12h40
Brincar, cantar e contar
Ivani Magalhães
Espetáculo interativo com histórias divertidas que fazem parte das infâncias desta e de outras gerações, como “O sapo bocarrão”, “O caso do bolinho” e o “O grande rabanete”. A plateia será convidada a dramatizar as histórias, narradas de forma lúdica e dinâmica. Com ritmo e movimento, cantigas, parlendas, trava-línguas e brincadeiras cantadas darão um colorido especial a esta apresentação. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 24 de abril às 13h30
A Hora do Canto e do Conto
Gislaine Gomes da Silva Caitano Alves
Contação de histórias musicadas.
Os primeiros textos literários com os quais o bebê e a criança pequena têm contato são as cantigas, as parlendas e as lengalengas da nossa tradição popular. Gislaine Caitano pesquisa a nossa cultura popular e transforma esse conhecimento em um repertório especial para os nossos pequenos, materializando em espetáculos e em livros, é claro. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dias 25 e 26 de abril às 13h30
SARAUZIM
CASA POÉTICA
SARAUZIM (Sarau INFANTIL): é a festa da poesia para a molecada. Palco aberto, microfone nas mãos, crianças no centro como protagonistas da intervenção. Pode cantar, ler, recitar, brincar de trava-línguas, cirandar e dançar, de maneira espontânea, inclusiva e interativa. Com lirismo e alegria e muita poesia. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dias 24, 25 e 26 de abril às 14h30
Pé de Brasil
Trupe Trupé apresenta o show Pé de Brasil: um espetáculo que tem a música como fio condutor, composto por dança, bonecos e brincadeiras e ao som de ritmos como Frevo, Forró, Maracatu, Marchinha, Boi e muito mais. Com repertório genuinamente brasileiro e para toda a família, o show infantil Pé de Brasil, reúne canções inéditas e sucessos dos trabalhos anteriores, trazendo novos personagens ao lado daqueles já conhecidos da criançada, como a Rosinha e o Boi. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dias 24, 25 e 26 de abril às 16h
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk