Secretaria Municipal de Cultura

PATRONO DA BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO

José Renato Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 em Taubaté, SP. Modificou seu nome para José Bento Monteiro Lobato, desejando usar a bengala do pai gravada com as iniciais J.B.M.L. Monteiro Lobato ficou órfão aos 17 anos e permaneceu sob a tutela de seu avô, o Visconde de Tremembé.

Em 1904 bacharelou-se em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco. Em 1911 seu avô faleceu deixando como herança uma fazenda; Lobato passou de promotor a fazendeiro. Leu e escreveu muito nessa fase da vida, trabalhou no meio rural e colaborou com inúmeros jornais e revistas. Criou o polêmico Jeca Tatu, personagem símbolo de sua obra.

Em 1917 vendeu a fazenda e mudou-se para São Paulo. Comprou a Revista do Brasil Publicou aos trinta e seis anos seu primeiro livro: Urupês. Com A menina do Narizinho Arrebitado deu início à saga do Sítio do Picapau Amarelo e suas imortais personagens.

Foi dono de editora, jornalista, crítico de arte, tradutor, adido comercial da Embaixada Brasileira nos Estados Unidos durante quatro anos. Em 1929 lançou o livro Circo de Escavalinho, onde surge o Sítio do Picapau Amarelo, batizado por Emília.

Faleceu em 4 de julho de 1948, em São Paulo. Lobato deixou uma vasta obra tanto para crianças e adolescentes quanto para adultos. Modernizou a indústria editorial brasileira, lutou pela preservação do nosso petróleo e por um Brasil mais moderno.

Exposição com itens originais de Monteiro Lobato

Exposição com itens originais de Monteiro Lobato, como roupas, aquarelas, quadros e até um pedaço de sua costela - Zanone Fraissat/ Folhapress
Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2024/01/monteiro-lobato-reagiu-com-poesia-ao-ter-invencao-negada.shtml

Algumas obras de Monteiro LobaroUrupês, Negrinha, Cidades Mortas, Idéias de Jeca Tatu, Contos escolhidos, O escândalo do petróleo e georgismo e comunismo, Narizinho arrebitado, Aventuras de Hans Staden, As reinações de Narizinho, Emília no país da gramática, Aritmética da Emília, O museu da Emília, O Picapau Amarelo e a reforma da Natureza.

Nota: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online do Sistema Municipal de Bibliotecas; pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas onde estão disponíveis para empréstimo.


Fontes de pesquisa:

SÃO PAULO (Cidade). Secretaria Municipal de Cultura. Departamento de Bibliotecas Infanto-Juvenis. Biobibliografia dos patronos das Bibliotecas Infanto-Juvenis da Cidade de São Paulo. São Paulo, 1999. p. 3-17.
 

 

logo SMB

Monteiro Lobato