Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Exibindo 1 para 1 de 2
Quinta-feira, 28 de Junho de 2012 | Horário: 14:50
Compartilhe:

Artes na Rua

Programação nos ônibus-biblioteca e Bosques de Leitura em julho de 2012
CORDELISTAS E REPENTISTAS NO ÔNIBUS-BIBLIOTECA
A literatura de cordel é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal. Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, também usadas nas capas. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, fazendo leituras e declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.

Marco Aurelio

Marco Haurélio
Oficina temática abordando a literatura de cordel, uma das mais importantes manifestações da cultura brasileira. Além da exposição de folhetos e livros do gênero, o ministrante, Marco Haurélio, abordará sua história, principais obras e autores e características básicas.

Costa Senna

Costa Senna
Costa Senna é cantor e compositor, funde o universal ao regional, com influências tão inusitadas como Luiz Gonzaga, Raul Seixas, Belchior, Alceu Valença, o rap urbano e o repente dos grandes cantadores nordestinos. Humorista, fez sucesso com o espetáculo cômico Ria até cair de Costa, de grande repercussão nos anos 1990. Em 2008, em reconhecimento à sua atuação, Costa Senna foi indicado, pela Câmara Municipal de São Paulo, para receber o título de Cidadão Paulistano.

Caca

Cacá Lopes

Cacá Lopes é poeta, compositor, cordelista e violonista. Pernambucano, foi apresentado ao mundo da arte pelo pai, mestre Elpídio, fazedor de berimbaus. Radicado em São Paulo, com uma carreira consolidada como cantor e instrumentista, Cacá é um dos integrantes do movimento Caravana do Cordel.

Varneci

Varneci
Formado em História, Varneci é autor de mais de 200 folhetos de Cordel. Profere palestras sobre a arte do cordel em universidades, associações, escolas, bibliotecas e casas de cultura. Tem mais de 50 títulos publicados.


Sebastião Marinho
De família de agricultores paraibanos, Marinho tinha como brincadeira de criança o desafio do repente. Chegou em São Paulo em 1976 para participar de um encontro da Semana Nordestina e nunca mais saiu. Fundou em 1988 a associação UCRAN (União dos Cantadores, Repentistas e Apologistas nordestinos).

Peneira e Sonhador

Peneira e Sonhador
Uma das maiores duplas de emboladores repentistas do Brasil. Foi em São Paulo que a criatividade nordestina uniu um pernanbucano e um alagoano, Peneira e Sonhador.  A base do repertório é o improviso, com muito humor trazem a mais genuína modalidade da embolada.

Cia Ruído Rosa

A viagem de Ulisses
Com Cia Ruído Rosa
Intervenção teatral sobre as aventuras de Ulisses – navegador que passou dez anos por diversas ilhas, encontrando perigos como o monstro Ciclope, sereias, Calipso entre outros. Baseado na narrativa grega, Odisséia. Livre.
Ônibus-biblioteca Roteiro Morro Doce. Zona Norte.
Dia 7 de julho às 14h
Ônibus-biblioteca Roteiro Jardim Iguatemi. Zona Leste.
Dia 10 de julho às 13h
Ônibus-biblioteca Roteiro Jardim Helena. Zona Leste.
Dia 11 de julho às 12h30
Ônibus-biblioteca Roteiro Jardim Colorado. Zona Leste.
Dia 12 de julho às 14h
Ônibus-biblioteca Roteiro Jardim Nazaré. Zona Leste.
Dia 13 de julho às 11h
Ônibus-biblioteca Roteiro Jardim Camargo. Zona Leste.
Dia 14 de julho às 11h
Ônibus-biblioteca Roteiro Sapopemba II. Zona Leste.
Dia 15 de julho às 11h
Ônibus-biblioteca Roteiro Vila Nova Esperança. Zona Norte.
Dia 17 de julho às 14h
Ônibus-biblioteca Roteiro Tremembé. Zona Norte.
Dia 18 de julho às 10h30
Ônibus-biblioteca Roteiro Vila Penteado. Zona Norte.
Dia 19 de julho às 10h30
Ônibus-biblioteca Roteiro Vila Icaraí. Zona Norte.
Dia 20 de julho às 14h
Ônibus-biblioteca Roteiro  Cachoeirinha. Zona Norte.
Dia 21 de julho às 14h
Ônibus-biblioteca Roteiro Vila Medeiros. Zona Norte.
Dia 22 de julho às 10h

Folias e Folguedos

Brincadeira vai, música vem
Com Folias e Folguedos
Apresentação interativa que leva o público a viajar no imaginário popular com músicas e danças de vários estados das regiões brasileiras. Livre. 60 min.

Nucleo Educatho

Abre a roda e deixe a história entrar
Com Núcleo Educatho
Com cantigas de roda, parlendas e trava-línguas vamos entrar no imenso universo da nossa cultura popular. Quatro atores-músicos realizam um cortejo, conduzindo os espectadores até o local onde será narrada uma história. Livre. 60 min.










Crescer para Passarinho

Intervenção poética: Crescer pra passarinho – Manoel de Barros
Outro, Outra Cia de Dança
A "Outro, Outra Cia" irá realizar intervenções de dança a partir de poesias de Manoel de Barros - poeta mato-grossense que inspira e impulsiona pesquisa da Cia desde 2009. Durante as intervenções, "livros" e "palavras" serão integrados à dança de modo a criar um espaço não cotidiano por meio tanto dos movimentos-imagens trazidas pelas intérpretes como também pelos sons de palavras e pelas relações estabelecidas com o público.

Sansakroma

Contos e Cantos Africanos
Com Sansakroma
Buscando referências na cultura oral dos africanos, brasileiros e cubanos, o Grupo Sansakroma buscará a integração entre estas culturas e promete um momento de muitas histórias, música e diversão.
Bosque da Leitura Parque Rodrigo de Gásperi
Dia 15 de julho às 11h
Bosque da Leitura Parque Santo Dias
Dia 21 de julho às 14h
Bosque da Leitura Parque Cidade de Toronto
Dia 22 de julho às 14h
Bosque da Leitura Parque Esportivo dos Trabalhadores
Dia 28 de julho às 14h
Bosque da Leitura Parque Lions Clube Tucuruvi
Dia 29 de julho às 14h
collections
Galeria de imagens