Secretaria Municipal de Cultura
XI Festival A Arte de Contar Histórias - Noites e Manhãs de Histórias
Veja aqui a programação completa do Festival.
NOITE DE HISTÓRIAS – Abertura oficial do evento
Com Chirlei Almeida (Pankará), Kelly Orasi e Péricles Raggio
Mestre de cerimônias: Alice Bandini
Kelly Orasi: O Núcleo Histórias e Objetos, da contadora de histórias Kelly Orasi, apresenta "Do Céu da Boca ao Pé do Ouvido", um repertório de contos da literatura oral e escrita que envolve o público pelos saberes das palavras e o jogo imaginativo dos objetos.
Péricles Raggio: Os Bobos de Chelm. Utilizando muito humor, as histórias acontecem na cidade de Chelm na qual um saco cheio de tolices foi despejada por um anjo, e por isso, as maiores tolices acontecem.
Dia 17 de outubro às 17h – Biblioteca Hans Christian Andersen
MANHÃ DE HISTÓRIAS
Com Cristino Wapichan (Wapichana), Cia Bisclof e Cia Mapinguary
Mestre de cerimônias: Alice Bandini
Cia Bisclof: Através da oralidade, de recursos visuais, de elementos sonoros e de brincadeiras, a Cia. Bisclof convida o público a entrar em suas diferentes histórias, histórias de agora e histórias de outrora, que têm os cenários e os personagens mais variados, como circos, castelos, ruas, florestas, palhaços, princesas, bailarinas, crianças, leões, e muito mais!
Cia Mapinguary: A Cia Mapinguary apresenta contos do Brasil e do mundo, acompanhados com musica ao vivo, concebidos para encantar o público de todas as idades. As histórias são recontos da literatura oral e escrita adaptadas pela Cia. No repertório tem contos tradicionais, histórias infantis, contos africanos e lendas japonesas.
Dia 18 de outubro às 11h – Biblioteca Cora Coralina
NOITE DE HISTÓRIAS
Com Chirley Almeida (Pankará), Grupo Três Marias e um João e Simone Grande
Mestre de cerimônias: Alice Bandini
Grupo Três Marias e Um João: Traz na bagagem diversas histórias, algumas engraçadas outras assombradas e também contos de fadas, todas com música e diversão. Dois contadores de histórias narram, encenam e cantam 3 histórias vindas de vários cantos do mundo.
Simone Grande: Simone Grande conta histórias da tradição oral de vários cantos do mundo há quase vinte anos. Seu repertório é variado: contos brasileiros, europeus, orientais, africanos, de vários autores e compiladores. Para narrar se utiliza de alguns objetos, algumas peças de figurinos, pequenos instrumentos percussivos e adereços, que contribuem para trazer o aspecto lúdico da narração. Simone também conta histórias se utilizando apenas da palavra, e de todos os recursos da oralidade, e de sua interação poética com cada conto escolhido.
Dia 20 de outubro às 19h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
NOITE DE HISTÓRIAS
Com Pedro Macena (Guarani), Cia Faísca e Cia Farnel de Artes
Cia Faísca: Duas amigas se encontram e acaba a luz. Elas encontram uma pequena caixa de fósforos que contém alguns palitos. Cada palito, uma faísca; cada faísca, uma chama; cada chama, uma luz; cada luz, uma nova história. Alumia é uma seleção das histórias favoritas da Cia Faísca: as mais aventureiras, as mais cheias de peripécias, as que mais lhes tocam o coração.
Cia Farnel de Artes: Conta histórias da tradição popular de diferentes regiões com origens indígenas, africanas e europeias, além dos contos clássicos de Andersen, Irmãos Grimm, entre outros. Utiliza recursos como animação de objetos, músicas executadas ao vivo, jogos e brincadeiras, parlendas e trava-línguas, gerando integração das crianças, adolescentes e adultos com a Leitura e a Literatura.
Dia 21 de outubro às 19h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima
NOITE DE HISTÓRIAS
Com Willians Macena (Guarani), Regina Claudia e Cia Luarnoar
Mestre de cerimônias: Alice Bandini
Cia Luarnoar: Mosaico de Histórias é o novo trabalho da Cia. Luarnoar. A arte do mosaico reúne diferentes materiais, texturas e cores e propõe uma imagem em que todos os elementos são harmonizados. Neste trabalho o público conhecerá histórias que se completam, apresentando diferentes olhares sobre um mesmo tema.
Dia 22 de outubro às 19h – Biblioteca Belmonte
NOITE DE HISTÓRIAS
Com Cristino Wapichana (Wapichana), Daniel Munduruku, Robson Santos e Ana Luisa Lacombe
Mestre de cerimônias: Alice Bandini
Daniel Munduruku: Escritor indígena com 45 livros publicados, graduado em Filosofia, com licenciatura em História e Psicologia. Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República desde 2008. Em 2013 recebeu a mesma honraria na categoria da Grã-Cruz, a mais importante honraria oficial a um cidadão brasileiro na área da cultura.
Robson Santos: Em “Histórias de Ouvir Contar” Robson Santos convida os espectadores a participarem de uma viagem pelo mundo dos contos de encantamento, fábulas e demais fantasias coletadas em pesquisas bibliográficas e de campo com contadores de histórias tradicionais. Durante o espetáculo, o boneco Bastião faz suas trapalhadas colocando pitadas de humor em conjunto com trava-línguas, parlendas, adivinhas e cantigas do nosso folclore.
Ana Luisa Lacombe: Histórias dos povos indígenas brasileiros, portugueses, indianos, africanos etc. além de histórias de autores nacionais, serão contadas acompanhadas por canções tocadas com ukelele.
Dia 23 de outubro às 19h – Biblioteca Narbal Fontes