Secretaria Municipal de Cultura
Dicas de Leitura - Antropologia em foco
Leonardo Boff e a metáfora da condição humana, Malinowski com relato etnográfico do kula da Nova Guiné, Stefan Zweig e os instantes críticos da história, Friedrich Engels com interpretações de Lewis Morgan e Karl Marx sobre a análise materialista da história, Darcy Ribeiro e a formação do povo brasileiro, Margaret Mead com seu estudo antropológico de três tribos da Nova Guiné, e Lévi-Strauss com narrativa etnográfica sobre as sociedades indígenas do Brasil são os temas que abrem 2017 nas dicas de leitura das bibliotecas.
A águia e a galinha - Leonardo Boff
Apresenta uma metáfora da condição humana através da história de uma águia que, ao ser capturada por um camponês, foi criada junto às galinhas. Com o passar dos anos a águia vai se acostumando a essa condição e passa a acreditar que era uma galinha de verdade, até o dia que aparece um naturalista e a faz enxergar quem ela realmente era. Entre a defesa do naturalista de que a águia nunca poderia ter sua natureza alterada e o discurso do camponês sobre aceitação à nova vida de galinha que a ave de rapina foi sujeitada, o livro vai contando sobre a condição instintiva dos dois animais e sobre a própria condição humana.
Argonautas do Pacífico Ocidental - Bronisław Malinowski
Relato do trabalho de campo do autor entre 1914 e 1918 nas Ilhas Trobriand, inaugurando um novo método de trabalho de campo: a etnografia. Pela visão antropológica, mostra como acontece o kula, um sistema de trocas circular, místico e sem noção de posse permanente, que influencia a vida e as instituições dos nativos em sua quase totalidade.
Momentos decisivos da humanidade - Stefan Zweig
A obra dá vazão à formação filosófica do escritor. Neste ensaio o intelectual expõe a sua teoria a respeito dos instantes críticos da história - o sobrepujamento de momentos dramáticos, densos e portadores do destino em detrimento de anos, décadas de total marasmo e poucas resoluções.
A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado - Friedrich Engels
Friedrich Engels interpreta as investigações de Lewis Morgan e enriquece os estudos de Karl Marx sobre a análise materialista da história, facilitando a compreensão da estrutura da sociedade, desde o estado selvagem até a chegada da civilização
O Povo brasileiro - Darcy Ribeiro
Aborda a história da formação do povo brasileiro, tratando das matrizes culturais e dos mecanismos de formação étnica e cultural do povo brasileiro, com opiniões e impressões formadas pela experiência da vida do autor.
Sexo e Temperamento - Margaret Mead
Estudo antropológico sobre a vida íntima de três tribos da Nova Guiné da infância à idade adulta, dando ênfase às qualidade de gentileza dos moradores de montanha do Arapesh, os ferozes e canibalistas Mundugumor, e os graciosos de Tchambuli. Mead expõe a teoria de que as chamadas qualidades masculinas e femininas não são baseadas em diferenças sexuais fundamentais e determinantes, mas reflete condicionamentos culturais de diferentes sociedades.
Tristes Trópicos - Claude Lévi-Strauss
É uma narrativa etnográfica romanceada, com excertos curiosos sobre sociedades indígenas brasileiras. Traz detalhes pitorescos das sociedades indígenas do Brasil central, discute as relações entre o Velho e o Novo Mundo, e o significado da civilização e do progresso. O livro lançou as bases da antropologia estrutural, na qual o antropólogo mostra que sistemas sociais considerados primitivos têm estrutura tão rigorosa quanto às culturas modernas.
Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros. Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.
Veja outras dicas de leitura.
Os temas das dicas de leitura são escolhidos ao acaso, levando-se em conta o número expressivo de exemplares disponíveis nas bibliotecas.